Chico Machado aciona Comissão de Saúde da Alerj para auxiliar gestantes

99
chico-machado-odebateon
Chico Machado defendeu direito de gestantes a solicitar presença de doulas em partos - Arquivo

Deputado fez a defesa do projeto de lei que permite acesso a doulas em procedimentos de parto

Em defesa do projeto de lei que institui o Programa Toda Mulher Merece uma Doula, votado e aprovado nesta terça-feira (5) pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado estadual Chico Machado (PSD) solicitou à Comissão Permanente de Saúde da Casa, para intervir nas barreiras que possam impedir a presença de auxiliares de gestantes durante o parto.

Ao defender a matéria 4.274/2018, assinada pelo deputado estadual Carlos Minc (PSB), Chico afirmou que a Assembleia deveria se reunir junto a sociedade médica com objetivo de reduzir e desmistificar qualquer impasse que possa impedir a gestante ter o direito da presença da doula. “Toda mulher merece ter a liberdade de solicitar a presença de uma auxiliar em seu parto. Não como parte dos procedimentos médicos, mas sim como um apoio emocional, tão importante neste momento. Por isso, eu solicito à Comissão de Saúde da Alerj para que promova esse diálogo junto com as instituições médicas, afim de romper qualquer barreira que possa impedir a presença das doulas”, defendeu.

Chico Machado afirmou ainda que o projeto reforça o direito à vida, ao auxiliar um dos momentos mais sublimes e vulneráveis da mulher. “Precisamos ser, de forma veemente, defensores da vida. E o projeto auxilia de forma direto nesta questão”, disse Chico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here