Cerca de 40 mil alunos voltam às aulas

84
educação-macae-odebateon
O primeiro semestre letivo será encerrado no dia 10 de julho - Rui Porto Filho/Arquivo Secom

Atividades especiais estão sendo preparadas para a acolhida dos estudantes no primeiro dia de aula

A volta às aulas na rede municipal será na segunda-feira (4). A expectativa é receber cerca de 40 mil alunos. Com a proposta de melhor receber professores e estudantes, diretores e suas equipes se prepararam para realizar atividades diferenciadas no primeiro dia de aula. O primeiro semestre letivo será encerrado no dia 10 de julho e o ano letivo está previsto para finalizar no dia 20 de dezembro, totalizando 202 dias.

“O planejamento e cuidado por parte dos gestores e equipes pedagógicas para integrar os alunos novos e receber bem os que já estudam na rede municipal é indispensável. Neste processo, vale a aproximação com as famílias, as apresentações dos professores e da escola, além do desenvolvimento de atividades diferenciadas”, ressalta o secretário de Educação, Guto Garcia.

Para melhor organizar o primeiro e segundo semestres, os diretores das escolas municipais se reuniram com as superintendências e coordenações da Secretaria de Educação para traçar diretrizes e atividades pedagógicas. Na sexta-feira (1º), aconteceram reuniões geral e pedagógica com os funcionários das escolas. Na oportunidade, houve acolhida dos profissionais, apresentação da organização do trabalho para o ano letivo de 2019, organização dos espaços e turmas e planejamento inicial com definição de metas por ano de escolaridade.

A gestão democrática também será priorizada por meio de reuniões com pais ou responsáveis pelos alunos, horários de atividades para professores e conselhos de classe, sem prejuízo acadêmicos aos alunos.

O acompanhamento do dia a dia escolar poderá ser feito por pais ou responsáveis com o Portal do Aluno, ferramenta digital que permite o acesso de forma objetiva a informações específicas sobre o cotidiano do estudante. Para consultar, basta acessar o site oficial da prefeitura macae.rj.gov.br.

Para quem vai ingressar na rede municipal neste ano letivo e ainda não tem senha, a Secretaria de Educação recomenda que deve ser solicitado à direção da escola em que o aluno está matriculado um código específico para posteriormente a senha ser alterada e confirmada através do e-mail pessoal cadastrado. Já a consulta para aqueles que acessaram no ano letivo de 2018, não será modificada, bastando utilizar a mesma senha.

De acordo com Guto Garcia, o portal contribui com a integração da comunidade escolar. “O acompanhamento presencial da rotina do estudante é fundamental, mas o portal é um processo online, que facilita saber de informações pontuais”, explica.

O Portal do Aluno disponibiliza informações relevantes sobre o calendário escolar, notas do estudante, frequência, horário das aulas com respectivos turnos e quadro das disciplinas com nomes dos professores. Também são fornecidos dados como relatórios específicos do segmento Infantil, resultados e aproveitamentos.

Cemeaes

As atividades nas unidades no Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), que funcionam no Centro, Barra, Parque Aeroporto e região serrana, em Córrego do Ouro, iniciam no dia 11 de fevereiro.

Calendário letivo 2019

O ano letivo na rede municipal é dividido por bimestres. Em 2019, eles seguirão as seguintes datas: primeiro: de 4 de fevereiro a 30 de abril; o segundo: de 3 de maio a 12 de julho; terceiro: de 31 de julho a 30 de setembro e, o último: de 2 de outubro a 20 de dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here