Segundo o Inep, esssa foi a maior taxa de candidatos presentes nos dois dias desde 2005 - Divulgação

No último domingo, aconteceu a prova de ciências da natureza e matemática. Gabarito oficial será divulgado nesta quarta-feira

No último domingo (10), aconteceu a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3,7 milhões de estudantes realizaram a prova de ciências da natureza e matemática em 1.727 municípios brasileiros.

Isso corresponde a 72,9% do número de inscritos esse ano, que foi de 5.095.388. O Inep diz que foi o maior percentual de presentes na história, superando a edição de 2015, que foi de 72,67%.

A contagem é realizada desde 2009, quando o Enem adquiriu o formato atual. De 1998 a 2008, havia só um dia de exame.
No Estado do Rio, esse ano foram 339.722. No primeiro dia, compareceram 260.214 candidatos. Em comparação ao domingo anterior, a segunda prova teve uma redução. 246.299 (72,5% dos inscritos) realizaram o Enem ontem.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez uma análise sobre a edição. “O objetivo, que era selecionar as pessoas em melhores condições para ocupar as vagas no ensino superior e se tornar os melhores profissionais, foi cumprido”, destacou.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, explicou como foi escolhido o conteúdo das duas provas. “São questões retiradas de um banco de questões alimentado ao longo dos anos, inclusive 2019”, sintetizou.

O Inep vai disponibilizar o gabarito do Enem nesta quarta-feira (13), na internet. Já os resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2020.As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Solicitação de nova aplicação prova em caso de problema de logística

Os participantes que se sentirem prejudicados por algum problema logístico ocorrido durante a realização das provas do Enem, tanto no domingo que já passou, 3 de novembro, quanto neste, poderão solicitar uma nova aplicação da prova.O Ministério da Educação (MEC) diz que o pedido deve ser feito de 11 a 18 de novembro, por meio da Página do Participante, portal da internet para inscritos no Enem.De acordo com o Inep, a solicitação não significa que o participante terá automaticamente direito à reaplicação.

Cada caso será analisado de forma individual pela Comissão de Demandas do Instituto. Caso o pedido seja aceito, a prova será aplicada em 10 e 11 de dezembro.É considerado como problema logístico a existência de um desastre natural que comprometa o local da prova ou a aplicação do exame em locais com infraestrutura inapropriada. A lista inclui, ainda, erros cometidos pelo aplicador do exame que comprovadamente tenham prejudicado o desempenho do candidato e a falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade por falta de luz natural.