O Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé - Divulgação

O Centro de Triagem do Doente por Coronavírus, para atendimento exclusivo a pacientes com quadro sugestivo da doença, no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, registrou até às 10h30 desta quarta-feira (18) a presença de 88 pessoas.

A unidade disponibiliza equipe médica para atender a população e funciona até às 20 horas. Até o momento o Centro não disponibiliza testagem e desde que foi aberto, na terça-feira (17), 90% dos casos atendidos foram leves de síndrome respiratória.

Em Macaé não há caso confirmado de coronavírus. Dezessete são suspeitos e outros seis foram descartados. Os testes de casos moderados a graves são encaminhados para o laboratório de emergência no Rio de Janeiro. Duas pessoas foram encaminhadas na terça-feira (17) para o Hospital Público Municipal (HPM).

A gerente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, orienta que qualquer pessoa com gripe ou resfriado deve permanecer em sua residência. Caso apresente falta de ar, tosse ou febre deve ir ao Centro de Triagem.

A unidade disponibiliza médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

O decreto que criou o Centro de Triagem também designou o Centro de Cooperação Inter-hospitalar, composto por todos os hospitais públicos e particulares do município. A regulamentação integra, ainda, outras orientações preventivas, com o objetivo de conter o avanço do Covid-19.

A cooperação dos hospitais tem como finalidade otimizar o uso de recursos humanos, equipamentos e medicamentos, garantindo o tratamento igualitário a toda a população.

Tanto o Centro de Triagem, localizado na Rua Tenente Coronel Amado, 225, Centro, quanto o Centro de Cooperação Inter-hospitalar, são geridos pelo Gabinete de Prevenção de Cuidado aos Portadores de Coronavírus, criado pelo Decreto Municipal 27/2020, de 13 de março de 2020.

 

 

Cidade 5

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here