O Shopping Plaza Macaé apresenta presença moderada de consumidores e já implementou diversas medidas de prevenção ao covid-19 - Divulgação

Depois de longos cinco meses fechados, os shoppings centers da cidade reabriram suas portas atendendo todas as exigências do protocolo de saúde, no sentido de garantir a segurança de prevenção ao covid-19. Ao contrário do que muitos imaginaram, o consumidor macaense foi cauteloso nesta volta, não formando aglomerações nos centros de compras.
Exemplo disso foi o Shopping Plaza Macaé, que nos primeiros dias de reabertura, contou com a presença moderada de consumidores, circulando nos corredores com bastante espaçamento. A maioria de suas lojas também reabriu cumprindo os protocolos exigidos pelos decretos municipais.

O gerente geral do Shopping, Paulo Alexander, ressalta que o empreendimento adotou diversas iniciativas de comunicação, sinalização e medidas sanitárias contra o COVID-19. “Retornamos a operação com total responsabilidade e segurança”, declarou Alexander, acrescentando que desde segunda-feira (10) os funcionários do empreendimento começam a fazer o teste para a COVID-19, de acordo com o decreto 113/2020 da Prefeitura Municipal de Macaé. E desde quinta-feira (13), o Plaza Macaé voltou ao seu funcionamento no horário das 12h às 20h, com as atividades recreativas e eventos suspensos para esse momento.

Neste sentido, o público é recebido na porta do shopping por um funcionário fiscalizando o uso obrigatório de máscara e do álcool em gel, e fazendo a aferição de temperatura, ficando proibido o acesso de pessoas que medirem acima de 37ºC. Outro item obrigatório é o uso de tapetes sanitizantes nas entradas dos estabelecimentos. Os frequentadores terão que usar máscara facial. Os trabalhadores, além da máscara facial, também precisam estar equipados com a face shield (equipamento com viseira que protege todo o rosto).
Aliás os dispensers de álcool em gel encontram-se a disposição de todos nas áreas de maior contato, como acessos do shopping, corredores e interior dos banheiros, praça de alimentação, hall dos elevadores, Sac, administração e guichês de pagamento de estacionamento.

Outras medidas foram tomadas no Shopping como a demarcação de afastamento de 2m em locais com formação de filas; suspensão de eventos no shopping e com a mesma orientação para as lojas, bem como interdição de áreas de lazer; aumento das rotinas de limpeza e higienização; comunicação ostensiva com dicas de prevenção; controle de acesso com aferição de temperatura; treinamento de funcionários orientados a novos protocolos; suspensão de serviços como empréstimo de carrinhos de bebê, pet e cadeira de rodas; sinalização no chão instruindo os clientes sobre os sentidos de ‘IDA’ e ‘VOLTA’.

Na praça de alimentação, outras ações estão sendo feitas, como o afastamento de mesas, respeitando distanciamento de 2m, reforço da rotina de limpeza, implementação da “bancada do cuidado extra”, disponibilizando produtos de desinfecção para o cliente que queira fazer uma higienização extra em sua mesa e instalação de pia para lavagem de mãos.
A direção do Shopping ainda afirmou que está em constante contato com lojistas e colaboradores, instruindo sobre as medidas e sobre como receber o cliente neste período. “Estamos dando todo o suporte aos nossos lojistas e colaboradores para que a experiência do cliente possa ser cada vez mais segura nesse momento que estamos atravessando. Temos certeza de que o Shopping é um empreendimento importante para as pessoas da cidade, e todas as ações que fizemos foi visando proporcionar bem-estar e segurança a todos”, concluiu o gerente geral.

Merece lembrar que o descumprimento das normas estabelecidas pode levar a Secretaria Municipal de Fazenda a cassar o alvará de funcionamento do estabelecimento. Quem não obedecer às normas também está sujeito às penalidades previstas nos artigos 268 e 330 do Código Penal Brasileiro.

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