Os alunos do Colégio de Aplicação (CAp), da Prefeitura de Macaé, iniciam este ano letivo, no dia 4 de fevereiro, em novo endereço: na Cidade Universitária. O CAp terá espaço no bloco A compartilhado com a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), ambos mantidos pelo município, através da Secretaria Municipal de Educação. As informações foram passadas pela diretora titular do colégio, professora Wanessa Leal.

Ela lembrou que 2020 representará o marco para o CAp, que completa este ano 10 anos de fundação e alunos veteranos, professores e funcionários estão em ritmo de expectativa com a mudança. O CAp atende em horário integral alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Médio.

A diretora destacou que a mudança para a Cidade Universitária contribuirá para que os alunos do Ensino Médio do CAp passem a conviver com o ambiente universitário no qual eles pretendem estar inseridos se preparando para fazer um curso superior. Além disso, tem o fato de o município economizar com o aluguel do prédio alugado à Alameda Raimundo Corrêa, 151, no bairro Novo Cavaleiros; já a Cidade Universitária é da prefeitura.

A mudança do CAp ocorrerá porque a prefeitura construiu o bloco D, no polo que será entregue pelo município à Universidade Federal Fluminense (UFF) que funciona em Macaé compartilhando espaço com a FeMASS, no bloco A. Na Cidade Universitária funciona, ainda, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ocupa os blocos C e D, também sob concessão do município.

Conheça o CAp

A nova sede é uma das conquistas do CAp. No recente processo seletivo, realizado em 2019, o colégio teve ampliado o número de novos alunos de 70 para 100 na seleção pública para admissão a partir deste ano, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação.

O CAp foi considerado a melhor escola pública municipal de Ensino Médio do Brasil, de acordo com o resultado do desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem – 2018), divulgado, em junho de 2019, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Também ficou entre as 20 melhores escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, a terceira melhor escola do município de Macaé, incluindo as privadas, e a melhor escola pública da Região Norte Fluminense.

O colégio lidera o ranking do Enem por vários anos seguidos e os resultados enchem de orgulho toda a equipe que encerrou 2018 com 202 alunos e 36 professores, além de servidores técnico-administrativos. O colégio acumula resultados positivos em todas as esferas: municipal, regional, estadual e nacional e tem índice de cerca de 65% de aprovação de alunos em universidades públicas e privadas.