Essa semana houve reviravolta na lista de rebaixados na Série A. Cajueiros foi punido e vai disputar a Série B em 2020 - Tiago Ferreira/ Divulgação

Nesse sábado acontecem os jogos da Serie B. No outro final de semana serão definidos os semifinalistas da Serie A

Era apenas uma vaga e três equipes brigando por ela. Definida nos pequenos detalhes, assim foi a última rodada da primeira fase da Série A do Campeonato Macaense de Futebol Amador, que esse ano comemora o seu centenário. O Fúria levou a melhor e se classificou para as quartas de final. A 9ª rodada foi bastante decisiva. No sábado (6), aconteceram os jogos do Grupo A. O Fúria precisava apenas de um empate para garantir a vaga. Na arena Trapiche, na região serrana, ele venceu o Águia por 3 a 1.

O Barreto não compareceu ao jogo e o Macaé venceu por WO. Esse duelo era um confronto direto para saber quem seria rebaixado. Com isso, o primeiro campeão (1.919) se salvou. O Lagomar, que também brigava pela vaga nas quartas venceu o Sinditob por 2 a 1 com apenas nove jogadores em campo. O Independente e o Paraíso, que já estavam classificados com uma rodada de antecedência, empataram em 0 a 0.

No dia seguinte, aconteceram as partidas do Grupo B. O Unidos da Aroeira venceu o Itaparica por 3 a 0. O AMFE levou a melhor em cima do Cajueiros com o placar de 3 a 1. O Galácticos não compareceu ao jogo contra o Barramares. O Glicério fechou a rodada vencendo o Bengala por 2 a 0.

Além do Fúria, Independente, Sinditob, Bengala, Glicério, Aroeira, Paraíso e Córrego do Ouro vão disputar as quartas de final. Os confrontos serão os seguintes: o Independente (1ºA) X Córrego do Ouro (4ºB), Bengala (1ºB) X Paraíso (4º A), Sinditob (2ºA) X Glicério (3ºB) e Unidos da Aroeira (2ºB) X Fúria (3ºA). A data e horário dos jogos serão divulgados nos próximos dias pela Liga Macaense de Desportos (LMD), responsável pelo campeonato.

Do outro lado da tabela, quatro equipes vivem o momento do adeus à elite do campeonato. A princípio, estavam rebaixadas Barreto, Galácticos, Itaparica e Aterrado. No entanto, essa semana essa lista sofreu uma reviravolta depois de uma reunião na última terça-feira (9), na sede da Liga Macaense de Desportos (LMD), responsável pelo torneio.

O Cajueiros escalou, novamente, um jogador irregular e, por conta disso, foi punido com a perda de oito pontos. Como havia 10, acabou ficando com apenas dois. O, até então rebaixado, Itaparica acabou se salvando por uma vantagem de apenas um ponto.

Diante disso, irão disputar a Série B no próximo ano o Barreto, Galácticos, Cajueiros e Aterrado.

A LMD divulgou apenas os jogos das quartas de final da Série B, que acontecerão neste sábado (13). O Selefogo encara o Imburo, o Atlético Lagomar o Napoli, o Audax o Falcão Serrano e o Garra enfrenta o Aeroporto. Desses oito, apenas quatro avançam para as semifinais e garantem o acesso à elite em 2020.

“A competição decorreu muito bem, tanto na Série A, quanto na Série B. Lógico que na reta final, aquelas equipes que já não tinham mais chances de classificação começaram a sentir a força da competição e tiveram queda de rendimento. Realmente as que eram grandes favoritas confirmaram o seu favoritismo para conseguirem essas vagas. Na primeira divisão isso estava mais previsível. Ficaram de fora alguma equipes grandes também, como o Colorado (Série B) e o Lagomar (Série A), porque tropeçaram em alguns momentos. Agora nas quartas de final não tem como apontar o favorito”, diz o presidente da LMD, Wanderson Agostinho.

Ele lembra que a campanha de arrecadação de alimentos continua. “Estamos arrecadando na portaria desses jogos, tanto da Série A, quanto da B. Para assistir as partidas estamos cobrando um quilo de alimento não perecível. Já estamos com uma boa quantidade arrecadada e esperamos conseguir mais nesse final de semana para fazermos mais doações para as pessoas carentes que precisam. Também estamos fazendo a campanha do agasalho, arrecadando roupas e cobertas para serem doados a quem mais precisa. Fora a campanha de doação de sangue, onde as equipes têm ido ao Hemocentro fazer a sua parte”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here