Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira

213
A meta da secretaria municipal de Saúde é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários

No município, atendimento estará disponível em 31 postos de saúdes

Começa nesta quarta-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A ação vai até o dia 31 de maio. Em Macaé, 31 postos de vacinação em diversos pontos do município estarão disponíveis para que o público-alvo possa se imunizar, mais de 54 mil pessoas. O horário de funcionamento das unidades de saúde é das 8h às 17h. A meta da secretaria municipal de Saúde é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários. O dia D de vacinação acontecerá em 4 de maio.

Neste ano, a estratégia será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação. Na primeira etapa, entre quarta-feira e dia 19, a vacinação contra influenza será destinada, em todo país, para crianças e gestantes.

Já entre os dias 22 de abril e 31 de maio, acontecerá a vacinação de todos os grupos prioritários e, também, a atualização da caderneta de vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, além das gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do calendário.

O público-alvo ou prioritário é composto por crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas com 60 anos de idade ou mais; trabalhadores de saúde (com comprovação); professores das escolas públicas e privadas (com comprovação); pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independente da idade, com apresentação da prescrição médica, especificando o motivo da indicação, no ato da vacinação; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medida socioeducativa e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Assim como nos anos anteriores, o esquema vacinal adotado é de duas doses para as crianças entre 6 meses e 8 anos de idade que nunca tenham sido vacinadas anteriormente, e de uma dose para indivíduos a partir dos 9 anos de idade.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here