A unidade está fechada desde o final de 2017 e segundo a Prefeitura vai funcionar em novo espaço

O ano letivo já começou e os alunos que eram acostumados a contar com a  Biblioteca Municipal Dr. Télio Barreto terão que esperar um pouco mais para usufruir dos livros que compõem o acervo do local. É que, de acordo com informações do próprio órgão municipal, não há previsão para reabertura da Biblioteca que está fechada desde dezembro de 2017.

Por meio de nota o setor de comunicação da Prefeitura disse que a Secretaria de Cultura informa que não há data para a reabertura da Biblioteca Municipal Dr. Télio Barreto e que a  transferência da unidade para o novo endereço, Rua Teixeira de Gouveia, 634 – Centro, depende, diretamente, da desocupação deste por parte do SESMT, que passará a funcionar no novo prédio do Macaeprev.

Ainda segundo as informações, a momentânea suspensão de funcionamento da biblioteca se deu em virtude da necessidade de arrumação, de maneira organizada e catalogada, do acervo bibliográfico para o processo de mudança. No que se refere ao SESMT, ajustes elétricos estão sendo realizados no novo endereço, Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 293 – Centro, para que ocorra a mudança.

A Biblioteca Télio Barreto é considerada a mais antiga da cidade, e em 19 de abril deste ano vai completar 77 anos de atendimento ao público.

Segundo dados históricos, ela foi inaugurada em 2 de dezembro de 1876. Já em 19 de abril de 1941, através do Decreto nº 2 do então prefeito Dr. Télio Barreto ela foi criada e instalada definitivamente tendo recebido a denominação de Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto. E a partir da Lei nº 3005/2007 tornou-se oficialmente vinculada à Fundação Macaé de Cultura.

O espaço possui um acervo de aproximadamente 45 mil obras, divididas em todas as áreas do conhecimento, além de um espaço destinado ao público infantil e livros em braille. O acervo literário possui ainda exemplares dos clássicos da literatura brasileira e universal, além de um amplo acervo de literatura infantil e infanto-juvenil, livros de literatura espírita, católica e evangélica.

O acesso à leitura e pesquisa pode ser feita em outras bibliotecas da cidade. São elas: a Biblioteca Pública Municipal Tarsila Poiares, no Aeroporto, na Rua L, nº 70, Parque Aeroporto; a Biblioteca Pública Municipal Henrique da Costa Marotti, em Glicério, na Rua Laura Gonçalves Pacheco, sem nº e a Biblioteca Pública Municipal de Córrego do Ouro, Rua Miguel Peixoto, 349, Córrego do Ouro, no prédio do Macaé Facilita.