Exposição Fragmentos de Mim - Foto Divulgação/ João Barreto

A artista plástica Jomapina presenteia o público macaense com uma bela exposição de suas obras no Centro Cultural do Legislativo

Brilhando mais intensamente no mundo da arte, a artista plástica Jomapina inaugurou exposição no Centro Cultural do Legislativo, apresentando sua arte através dos traços firmes dos estilos Acadêmicos e Naïf. A mostra ‘Fragmentos de mim’ foi aberta segunda-feira (9) e prossegue aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h até o dia 7 de abril, com entrada franca.

O Centro Cultural, onde também funciona o Museu do Legislativo, fica na Avenida Rui Barbosa, 197, no Centro. Para dúvidas ou agendamento de visitas guiadas, entre em contato pelos telefones: (22) 2772-4268 ou 2772-4885.

Neste mês em que se celebra a passagem do Dia Internacional da Mulher (8), merece destaque a artista plástica Jomapina, que enfrentou bravamente a depressão e encontrou na arte um caminho para a cura. A exposição consta de diversas obras em pinturas, esculturas, fotos e poesias, que confirmam o talento da artista. É preciso ressaltar que ela começou pintando panos de prato para ajudar no orçamento familiar.

“Misturo técnica e tintas com o turbilhão de emoções que brota de mim, pinto minhas poesias, faço da minha vida uma obra de arte e das minhas pinturas o meu grito de alerta”, declarou a artista, acrescentando que fazer arte consciente é uma das melhores formas de se construir um mundo melhor para todos.

Josilene

Desde criança que a arte desperta a atenção de Josilene. Ainda bem pequena, ela se deslumbrava ao ver a tia Gracinha fazendo pintura em tecido. Mas foi após a morte de seu pai, em 1988, que Josilene absorveu os primeiros ensinamentos de pintura transmitidos pela sua mãe, visando fugir da depressão. Logo se apaixonou pela pintura, descobrindo que o seu talento poderia ajudá-la em vários aspectos.

Ela informou que ir emocionalmente ao ‘fundo do poço’ a fez enxergar o que não conseguia ver antes, pois lhe abriu novas janelas e a fez valorizar a vida, inclusive buscar mais a Deus. “Neste momento, entrou em mim a arte, que se tornou logo um caso de amor em minha vida”, declarou ela, afirmando ainda que descobriu que a pintura é um ótimo calmante para a alma e que, através da arte, pode-se atingir a luz no fim do túnel.

Exibindo suas marcas de sensibilidade artística e harmônica mistura de cores, a artista plástica Josilene Nascimento, que assina Jomapina, coloca mais uma vez o seu talento em evidência. Ganhadora de diversos prêmios de pintura em destacados salões de arte, a pintora afirma que suas obras são reflexos dos seus sentimentos, pois nunca retrata as mazelas da sociedade, preferindo pintar sempre seus sonhos e anseios, no sentido de transmitir uma mensagem de paz, amor, alegria.

Jomapina

A artista plástica Josilene Nascimento, conhecida como Jomapina, é autodidata, pintora de vários estilos, inclusive o primitivo (NAÏF – em francês significa “ingênuo”), sendo muito apreciado pelos estrangeiros por retratar com sabedoria nossa cultura, fauna, flora, e tendo um valor comercial bastante significativo no mercado de obras de arte.

A artista macaense foi professora de Artes Plásticas e hoje, formada em Pedagogia, leciona para crianças a partir dos seis anos de idade. É palestrante, além de realizar trabalhos de filantropia com pessoas especiais. A artista pinta e ensina várias técnicas de pintura. É autodidata e desde criança, a arte despertava sua atenção. Já foi ganhadora de diversos prêmios e já participou de diversas exposições.

Jomapina já apresentou diversas exposições na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, entre individuais e coletivas, além de ter exposto em galerias particulares da cidade, na Câmara Municipal, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, no Espaço Cultural Armando Borges da ACIM, Espaço Cultural Luiz Reid, no Forte Marechal Hermes, no Ciep 393 Aroeira, na Sociedade Musical Nova Aurora e no Parque de Exposições Latiff Mussi.