Sem tempo para descanso, atleta foca agora na Maratona do Rio, que será no final do mês - Divulgação

Atleta participou do RS Runners e do Trail Marathon Rio de Janeiro

Um dos grandes nomes do Trail Run em Macaé, o atleta Antônio Marcos encarou recentemente duas provas bastante desafiadoras. Há cerca de duas semanas, ele disputou a RS Runners, em Jerônimo Monteiro, no Espírito Santo.

Com um percurso de 50 quilômetros, com vários níveis de intensidade, o atleta terminou em 12° lugar na categoria Geral e em 1° lugar na sua faixa-etária (40/49 anos) com o tempo de 5 horas e 3 minutos. “Largamos às 6h30 com uma temperatura na casa dos 18° graus em um percurso de um grau de dificuldade médio. Fico feliz que consegui um bom resultado no final”, diz ele.

Sem muito tempo para descanso, Antônio encarou, poucos dias depois, outra prova de peso. No último final de semana ele disputou a Trail Marathon Rio de Janeiro TMRJ 2019, uma prova de 42 quilômetros realizada dentro da Floresta da Tijuca, na capital fluminense.

“Essa prova foi um percurso de trail dentro da floresta, onde chegamos até a Pedra Bonita. Foi uma subida de cerca de 2.500 metros de altura. Terminei em 30° lugar no Geral e em 9° lugar na minha categoria por idade com o tempo de 6 horas. Para se ter ideia, essa prova, apesar de ter oito quilômetros a menos do que a do ES, foi muito mais desafiadora”, conta Antônio.

Seguindo a agenda cheia de provas, ele já foca na próxima competição, a Maratona do Rio, que acontece nos dias 22 e 23, no Rio de Janeiro. “Serão 21 quilômetros no primeiro dia e mais 42 quilômetros no domingo. Os adversários locais contam com a vantagem técnica de treinarem onde a prova vai acontecer. Mas estou confiante”, ressalta.

Por ser mais intenso do que a corrida de rua comum, onde se exige muito mais do corpo e da mente, os atletas precisam de treinamento específico. Antônio relata que toda competição exige o máximo de dedicação. Ele divide o tempo entre o seu trabalho de servidor público na Prefeitura de Macaé com os treinos.

“Não pode parar. Tem que manter os treinos intercalados durante a semana para manter o ritmo e estar preparado”, explica. “Minha preparação é baseada em obstáculos naturais, incluindo o treino em academia e alongamentos, que são fundamentais para obter bons resultados. Graças a Deus venho conseguindo ter essas conquistas”, explica.

O atleta começou a correr em 2006 e, desde então, não parou mais. “Passei a competir e venho me superando. Tenho obtido bons resultados”, destaca ele.

O Trail Run, ou Trail Running, é uma modalidade de corrida muito popular nos Estados Unidos e na Europa, que vem ganhando muitos adeptos no Brasil. As competições são realizadas em áreas rurais ou litorâneas, próximas ou não de grandes centros urbanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here