Aeronave da Passaredo Linhas Aéreas tem capacidade para 70 passageiros - Divulgação

Apesar de segunda-feira feira (28) ter sido ponto facultativo para celebrar o Dia do Servidor Público, e não ter havido expediente nas repartições, o Superintendente da Anac- Agência Nacional de Aviação Civil, assinou as 18:49 hs, as portarias 3342, 3343 e 3344, certificando o aeroporto de Macaé para voos comerciais e permitindo o pouso e decolagem das aeronaves ATR-72, utilizados pela Passaredo Linhas Aéreas que iniciou domingo (27), a rota ligando São Paulo a Macaé.

Como até ontem a pista e o pátio de estacionamento não haviam sido liberados, a Passaredo passou a utilizar o aeroporto de Cabo Frio para fazer a rota, o que ocasionou sérios transtornos as passageiros que haviam comprado passagens para Macae e acabaram concluindo a viagem pela rodovia em ônibus ou carros fretados.

O aeroporto de Macaé que paralisou as atividades de voo comercial em 2016, que era feito pela Azul Linhas Aéreas ligando Rio-Macaé-Campos-Vitoria, por causa da deficiência da pista, através de reivindicações de diversas instituições empresariais e grupos políticos, acabou tendo construída uma nova estação de passageiros que passou de 900 para 11,100 mil metros quadrados.

A nova pista para permitir voos com aeronaves maiores, foi concluída no início deste ano, antes da licitação de concessão do aeroporto para a Zurich Airport que pagou quase R$ 500 milhões para atuar nos aeroportos de Macaé e Vitória.

Apesar de terem as portarias sido assinadas após o expediente normal, a informação hoje pela manhã era de que agora fica na dependência ainda burocrática da Passaredo concluir o processo. Caso isso não ocorra até as 12 horas, os voos programados para hoje ainda poderão ser feitos por Cabo Frio.

Até o momento em que esta informação era divulgada, a Passaredo não confirmou se o voo programado para hoje (29), será para o aeroporto de Macaé.