Alunos do Centro de Idiomas participam da campanha Outubro Rosa

Alunos do Centro Municipal de Idiomas (CMI) que oferece, gratuitamente, cursos de Inglês e Espanhol, mostram que estão engajados não somente em aprender uma língua estrangeira, mas também com a qualidade de vida das pessoas. Para isto, mergulharam no Outubro Rosa e fizeram o alerta em forma de frases e desenhos na campanha de prevenção ao câncer de mama, que também atinge os homens, embora em pequena estatística.

“Love yourself, prevent yourself, touch yourself. You are brave, honest and beautiful. What challenges you, makes you stronger”. Você entendeu o que significa? A autora desta frase é a aluna do CMI, Giovanna Nathalia Vieira, que fala assim: “Ame-se, previna-se, toque-se. Você é corajosa, honesta e bonita. O que te desafia te faz mais forte”.

As manifestações dos alunos do CMI ocorreram durante a aula de Inglês da professora Thatiana Lima Lacerda para deixar a sua marca na campanha. “É muito importante o engajamento dos nossos jovens no Outubro Rosa e na prevenção do câncer de mama. Afinal, a prevenção e o cuidado desde cedo salvam vidas. Nós, do CMI, consideramos importante participar desta ação, que mostra que a educação é um processo global e nos preocupamos em formar cidadãos conscientes integralmente”, enfatizou a professora.

O Centro Municipal de Idiomas oferece, gratuitamente, cursos de inglês e espanhol, com aulas nos turnos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira. Entre calouros e veteranos, o ano letivo começou no CMI com 298 alunos, sendo 270 de inglês e 28 de espanhol. Atende, prioritariamente, alunos da rede pública de ensino do município, de 12 a 18 anos. Existe desde 2010 e, nesse período, já atendeu cerca de 2.500 alunos, com média de 300 por ano.

Este ano, o programa passou a abranger também os adolescentes de 14 a 17 anos, que fazem parte do Programa Nova Vida. A capacitação é fruto de parceria do CMI, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, com a Coordenadoria do Programa Nova Vida, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Outubro Rosa – A campanha começou porque os Estados Unidos faziam ações de prevenção ao câncer de mama, principalmente, no mês de outubro, e o laço rosa virou o símbolo, a partir de 1990, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, como forma de chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here