Alerta prevê a chegada fortes chuvas no interior

508
macaé-odebateon-alerta
Defesa Civil e Marinha estão em alerta para previsão de chuva no interior. Em Macaé, a atenção está redobrada para este fim de semana - Wanderley Gil 

Aviso de risco meteorológico foi divulgado na manhã de terça-feira (12), pela Marinha do Brasil e Defesa Civil.

A Marinha do Brasil informou que , a partir desta quarta-feira (13), áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria podem causar pancadas de chuva forte em todo o Estado do Rio.

A previsão é que o mau tempo comece a se formar no início da tarde do dia 13, e que avance para o interior de todo o Estado até o município de Arraial do Cabo. Segundo o Climatempo, para Macaé a previsão é de chuva na sexta-feira (15), com 35 milímetros. No sábado (16), são esperados 40 milímetros e no domingo (17), a previsão é de temporal com 80 milímetros de chuva, podendo causar alagamento e deslizamento de terra em áreas de risco.

Ainda segundo o Climatempo, haverá um acumulado de três dias com valores acima de 150 milímetros em Macaé, que é considerado “estado de alerta”. Devido a previsão de fortes chuvas para este fim de semana, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de várias cidades do interior do Estado do Rio estão em alerta e monitorando a situação dos rios, devido a possibilidade de transbordo e deslizamento de terras, principalmente na região serrana de Macaé.

De acordo com a Marinha do Brasil, a partir de 60 milímetros já começa a preocupar. Somando em vários dias de chuva, e obtendo um resultado de 130 a 200 milímetros, já é enchente.

A Defesa Civil recomenda observar a ocorrência de árvores inclinadas, bem como trincas em terrenos, paredes e pisos – e também “muros embarrigados” – pois são sinais da possibilidade de deslizamento antes mesmo do início da chuva.

Em situações como essa, a Defesa Civil deve ser acionada para vistoria. Em casos de deslizamento ou alagamento, recomenda-se não ultrapassar a área atingida e aguardar pelo término da chuva abrigado em local que não ofereça risco.

Para manter a população informada sobre as condições climáticas, a Defesa Civil disponibiliza gratuitamente alertas via SMS. Basta enviar uma mensagem com o número do CEP (sem ponto ou hífen) para o número 40199.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here