O CIEMH2 Núcleo Cultural entra no segundo mês do projeto “CIEMH2 COmVIDA – Arte e Cultura em Toda Parte”, que vem proporcionando gratuitamente cultura e lazer para todo o Brasil, além de alguns outros países da Europa e América do Norte, por meio de Oficinas culturais e Espetáculos Online. O projeto já chegou aos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Mato Grosso, Pará, Sergipe, Amazonas, Paraná e Maranhão, além de Portugal, Itália e Estados Unidos.

Na próxima quinta-feira, dia 25, será apresentado o terceiro trabalho da Temporada de Espetáculos do projeto, que iniciou no último dia 11 e irá até o final de março. Nesta semana a sessão realizada na plataforma do Google Meet, será por conta da Cia Chirulico com o espetáculo super divertido e indicado para toda a família: o “Chirulico Dendi Casa”. E logo após a exibição, a companhia convida Gerson Bernardes, palhaço do Triolé Cultural/PR, para o “Cena em Debate”, um bate papo com o público participante, abrindo um espaço dinâmico de diálogo sobre o trabalho apresentado, além de discutir sobre o processo de criação na palhaçaria.

A sessão que inicia pontualmente às 20h, tem ingresso limitado e gratuito. Os interessados poderão garantir sua participação preenchendo um breve formulário disponibilizado no link https://forms.gle/osbie8xMbHHgLcSh6 e posteriormente receberá toda orientação para o acesso ao espetáculo.

O evento conta ainda, com recurso de acessibilidade cultural através da mediação em LIBRAS, facilitando a comunicação e garantindo o acesso à informação para a pessoa surda que se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais.

“CIEMH2 COmVIDA – Arte e Cultura em Toda Parte” é apresentado pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

SOBRE O ESPETÁCULO:
“Chirulico Dendi Casa” é uma adaptação do trabalho desenvolvido pela Cia Chirulico, para o vídeo, visando principalmente a divulgação através de redes sociais e plataformas de streaming. A companhia desenvolve sua linguagem pesquisando a Palhaçaria Clássica e a Palhaçaria Brasileira presente nas ruas, circos e folguedos populares espalhados pelo país. Mas, como transpor uma dramaturgia pensada originalmente para ser feita nas ruas, ao vivo, dependendo da interação com a plateia, para o vídeo?

A concepção cênica criada por Anthony Brito e Aline Barbosa passeia pela história do grupo, no espetáculo podemos ver tanto as cenas clássicas de circo, conhecidas como Reprises, quanto cenas originais criadas pela dupla. Todo processo de criação deste espetáculo se deu durante o período de isolamento social causado pela pandemia do COVID 19: roteirização, captação e edição do material audiovisual.

SOBRE A CIA CHIRULICO
A Chirulico é uma companhia de palhaçaria, música e teatro de bonecos criada por Anthony Brito e Aline Barbosa com residência em Macaé (RJ). A principal pesquisa do grupo são os palhaços brasileiros, que atuam nos circos de lona, nas ruas, nas brincadeiras e folguedos populares. Com atuação desde 2013 o grupo possui grandes espetáculos e oficinas em seu repertório. Já circulou por festivais, teatros, escolas, convenções e espaços públicos nos estados de RJ, SP, MG, GO, MT e PR. Desde 2014 realiza o “Circo de Areia” na Praia dos Cavaleiros (Macaé/RJ) com mais de 140 espetáculos apresentados e um público estimado em 40 mil pessoas.

SOBRE O CIEMH2 NÚCLEO CULTURAL
O CIEMH2 Núcleo Cultural, é uma associação sociocultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 2005 e sediada em Macaé/RJ, também reconhecida como Ponto de Cultura, foi criada com o objetivo de abrir espaço e facilitar a participação efetiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos nas questões sociais da comunidade e do mundo. Concretizando-se por meio de ações socioculturais que possibilitam a construção de novos saberes, a troca de aprendizados, de informações, desenvolvendo habilidades, a busca de um trabalho, a realização profissional e/ou pessoal.

SERVIÇO
Temporada de Espetáculos Virtuais
25/02: “Chirulico Dendi Casa” com a Cia Chirulico
Horário: 20h
Ingressos gratuitos e limitados: https://forms.gle/osbie8xMbHHgLcSh6
Plataforma de Acesso: Google Meet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here