A falta d’água em bairros e comunidades da cidade causa um alto clima de revolta na população. O problema afeta principalmente as regiões mais afastadas do Centro, onde estão situadas as maiores áreas de concentração de moradores de menor renda, que passam a ser obrigados a contratar serviços de caminhão-pipa. Em tempos de discussão de venda da Nova Cedae, melhorias efetivas no serviço não são esperadas.

Turismo

A Serra também reserva grandes atrativos para famílias que buscam mais tranquilidade para curtir o verão. Os distritos e localidades contam com pousadas e hotéis em estilo natural, bem a cara de uma região que conta com atrativos interessantes, não encontrados em outras cidades do Estado. Apesar dos problemas de acesso, muita gente migra do Rio de Janeiro em direção ao Sana e ao Frade, localidades que contam com cachoeiras e vegetação nativas.

Aeroporto

E o governo do Espírito Santo volta a atacar o processo de concessão conjunto entre os Aeroportos de Vitória e de Macaé. Após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) indicar de forma positiva a proposta, o governador capixaba tenta movimentar na Justiça ação que visa barrar o leilão agendado para março. Em Macaé, a expectativa para a nova concessão da base da cidade ainda é grande, especialmente da classe empresarial local.

Carnaval

Depois do Réveillon agitado, a população da cidade aguarda a iniciativa do governo em anunciar programação destinada ao Carnaval. Com dinheiro em caixa, a prefeitura tem condições de realizar um evento de qualidade, especialmente para atender moradores e turistas que visitam a cidade em busca de mais conforto e tranquilidade. Da Serra ao Lagomar, Macaé tem espaço de sobra para se tornar mais feliz a cada dia.

Aulas

A volta às aulas, programada para fevereiro, já promove corrida de pais e responsáveis para as papelarias da cidade, um custo já previsto para o início do ano, mas que pesa no bolso do consumidor. E por conta disso, o volume de crianças e adolescentes que migram para a rede pública é grande. Para 2019, o orçamento da cidade para o setor é superior a casa dos R$ 500 milhões, o que parece não ser suficiente para melhorar a qualidade do ensino.

Imposto

Outro custo alto para os contribuintes da cidade logo no início do ano é o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que começa a ser cobrado também em fevereiro. Quem optar por pagar à vista vai ter desconto. Lembrando que as vistorias anuais para a atualização dos documentos não são mais obrigatórias neste ano. A situação ficou melhor para os motoristas que precisam estar em dia com o imposto antes de atualizar os dados.

Segurança

É questão de tempo para a repressão ao tráfico de drogas gere a migração do crime organizado para as cidades do interior. Por conta disso, é preciso que o governo do Estado garanta apoio aos municípios que estão na mira das organizações que atuam nos grandes centros do Rio de Janeiro. Por isso, Macaé e Cabo Frio precisam efetivar medidas de apoio às Polícias Civil e Militar.

Prestígio

Em Quissamã, o governo tem se revelado um grande articulador de apoio em Brasília. E o mesmo caminho está sendo trilhado rumo ao governo do Estado. A prefeita Fátima Pacheco é do mesmo partido do governador Wilson Witzel e já se aproxima da gestão em busca de apoio para projetos em infraestrutura e saneamento. Outras cidades deveriam fazer o mesmo, pelo bem da população. A sociedade espera essa relação de proximidade.