Foto Divulgação/ Ana Chaffin

As ações contra o Aedes aegypti continuam intensas na cidade. Na terça (21) a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Macaé, atuou em mutirão no bairro Miramar, ação que segue nesta quarta-feira (22) .

Os agentes de combate a endemias estão visitando os imóveis realizando trabalho de conscientização, aplicação de larvicida, eliminação de possíveis criadouros e de focos. No decorrer da semana, também serão realizadas ações em diversos bairros, inclusive com a equipe de combate a roedores.

O aposentado, Altair Machado da Fonseca, recebeu elogio da equipe durante a vistoria em sua residência. Para manter o quintal livre da infestação do Aedes, ele contou que retirou todos os pratinhos de plantas, mantem o quintal limpo, sem recipientes que possam acumular água e, diariamente, lava a vasilha de água do cachorro. “Não podemos brincar com esse mosquito, ele pode levar a morte”, frisou.

O supervisor geral do CCZ, Marcelino da Rocha, ressaltou que todos têm um papel importante na luta contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika. “Os moradores precisam receber o agente em suas casas para que identifique os possíveis focos e orientá-los para que evite a proliferação do mosquito”, disse.

Ele acrescentou que todos os moradores devem seguir as orientações dos agentes, verificando sua casa e quintal, evitar o acúmulo de água parada e de lixo, limpar as calhas, tampar caixas-d’água, proteger os pneus da chuva, retirar os pratinhos das plantas, entre outras ações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here