Podem participar jovens a partir dos 16 anos. Exercícios físicos melhoram qualidade de vida

Aumentar a autoestima e melhorar a qualidade de vida da população. Esses são os objetivos do Programa da Academia Popular, oferecido pela Secretaria Municipal de Esportes. Quem quiser participar basta procurar um dos polos localizados nas praças Washington Luiz (Centro); Nagib Mussi (principal do Parque Aeroporto); Arlindo Mourão (Aroeira); Centro de Convivência do Idoso (Ajuda de Baixo); Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo (Barra de Macaé) e ainda na região serrana, em Glicério. O acompanhamento com professor de educação física é gratuito. Podem participar jovens a partir dos 16 anos.

Atualmente estão inscritos cerca de 1,5 mil alunos: 450 na Washington Luiz; 400 no Aeroporto; 200 na Aroeira; cem no Centro de Convivência do Idoso (CCI); 165 no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo (Moacyrzão) e 250 na academia em Glicério.

“Até o final do ano pretendemos ter mais 700 novas inscrições em todas as academias. Os alunos são atendidos por 37 profissionais de Educação Física, oito administradores e cinco auxiliares de limpeza”, explicou a coordenadora das Academias Populares, Karine Pamplona.

Os interessados em fazer inscrição deverão levar ao local atestado médico, duas fotos 3×4, carteira de identidade e comprovante de residência. Após o aluno se matricular, passa por uma avaliação física com um profissional qualificado da secretaria, para que seja indicado o treinamento adequado de acordo com a necessidade de cada aluno.

Além do condicionamento cardiorrespiratório, força, flexibilidade, consciência corporal e coordenação motora, os exercícios contribuem na melhoria da qualidade de vida, reduzindo fatores de riscos para doenças cardiovasculares, osteomusculares, além de prevenir males como depressão, estresse e ansiedade.