Abespetro elege novo diretor na próxima segunda-feira

260
Gilson Coelho, secretário executivo da Abespetro, estará presente na eleição

Telmo Ghiorzi deixa o quadro de diretor, e eleição para mandato tampão tem sete executivos na disputa

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro) realiza, nesta segunda-feira (15), eleição extraordinária para escolher um novo diretor que substituirá Telmo Ghiorzi, executivo que deixou a Aker Solutions, saindo também do quadro diretor da associação. A vaga está sendo disputada por Jorge Mitidieri, diretor superintendente da Ocyan; Eduardo Chamusca, presidente da SBM Offshore no Brasil; Felipe Baldissera, executivo da Modec responsável pelas áreas de Contrato & Comercial; Hugo Neto, gerente da Halliburton; Ricardo Juinit, executivo da Frank´s International; José Augusto Adami, vice-presidente Jurídico da Aker; e André Merlino, CEO da Sapura.

Embora o mandato da Diretoria seja de dois anos, o eleito ficará no cargo apenas até dezembro, cumprindo mandato tampão da vaga. A eleição será realizada na sede da Abespetro, no Rio de Janeiro, e os representantes das 45 empresas associadas só poderão votar presencialmente.

No mercado, três executivos são vistos como favoritos – Jorge Mitidieri, Eduardo Chamusca e Felipe Baldissera, todos ligados ao segmento de FPSOs, área que vem ganhando importância dentro da associação. Mitidieri e Baldissera integram, atualmente, o Conselho Fiscal da Abespetro, enquanto Chamusca ocupou em gestões anteriores um dos assentos da diretoria.

O grande número de candidatos à vaga tampão reforça a relevância que a Abespetro vem ganhando no setor. Na última eleição foram oito candidatos para seis vagas, enquanto agora sete executivos disputam um único assento no board.

Com tantos candidatos concorrendo, a projeção é que a eleição possa ser definida por uma diferença pequena de votos. Historicamente, a média de associados que comparece para votar nas eleições da Abespetro é de cerca de 35 empresas.

Empossada em janeiro de 2018, a atual diretoria da Abespetro conta com outros quatro diretores, Alejandro Duran (GE Oil & Gas), Gilberto Gonzaga Cardarelli (Brasco), José Mauro Ferreira (TechnipFMC) e Rodrigo Ribeiro (Constellation), além do presidente, Cláudio Makarovsky (Siemens).

A tendência é que o executivo eleito para o mandato tampão concorra no final do ano para assegurar uma nova gestão de dois anos. De acordo com o estatuto da Abespetro, a eleição para escolha do novo quadro Diretor para o período 2020-2021 será realizada em novembro.

A última eleição do quadro Diretor da associação foi realizada no final de 2017. Na ocasião, André Merlino, que disputa a eleição desta segunda-feira (15), concorreu a uma vaga, mas não conseguiu ser eleito.

Caso Mitidieri ou Baldissera vençam a disputa, a Abespetro terá que convocar nova eleição para eleger um conselheiro fiscal, seja para ocupar a vaga em definitivo ou como suplente.

Criada em 2004, a Abespetro conta com um total de 47 associados, que atuam no segmento de Plataformas e Sondas, FPSOs, Serviços, Fabricação de Equipamentos, Embarcações e Mergulho. A associação tornou-se, junto com o IBP, uma das mais importantes entidades do setor, sobretudo nos últimos anos, quando teve forte atuação nas discussões das novas regras do setor de E&P.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here