A Websérie Caminhos é um projeto nascido de atores de teatro de Macaé

Um grupo de artistas da cidade investe na área e lança o filme Caminhos, que explodiu sucesso na rede

Com a redução de espaços para apresentar a sua arte e diante de um novo tempo onde o YouTube se tornou um dos expoentes principais das mídias, sendo visto como uma janela aberta para o mundo, um grupo de artistas da cidade investe na área e lança um filme. Trata-se da Websérie Caminhos, que explodiu sucesso na rede, com texto de Rodrigo Dias, diretor conhecido na região pelos musicais Toda Forma de Amor é Inesquecível – O Musical. O elenco principal é composto por Artur Santos, Ana Clara Silveira, Rodrigo Dias e Samuel Schwartz.

A Websérie Caminhos é um projeto nascido de atores de teatro de Macaé que, em meio à crise, viram a necessidade de explorar novas maneiras de exercer a arte da dramaturgia e expor a cultura local.

O autor e diretor Rodrigo Dias ressalta que devido ao grande sucesso da primeira temporada, o grupo aperfeiçoou ainda mais o projeto e lançou a segunda temporada, superando o êxito da anterior. “Quando estreamos a primeira temporada, não esperávamos atingir a quantidade enorme de público. O que mais nos surpreendeu foi o conteúdo do texto que tocou o espectador, levando todos a refletir sobre o tema da aceitação sobre o mundo LGBT, quebra de preconceitos e derrubadas de tabus sobre o assunto”, disse Rodrigo Dias.
Ele acrescentou que o primeiro episódio deixou todos impactados pela reação do público do Brasil inteiro, e a segunda temporada ja superarmos o êxito em visualizações e a agregação de fãs, visando nos fortalecer e criar novos projetos no futuro”, frisou.

Sucesso ainda maior

O câmera, editor, diretor de fotografia e produtor executivo Pedro Terra deixou claro que a sua participação na primeira temporada foi feita com uma câmera usada emprestada de um amigo, iniciando assim a explorar essa área. “Nesta segunda temporada assumi toda a parte técnica do projeto, e chamei amigos para compor a equipe comigo, num trabalho muito mais ambicioso, atingindo um resultado mais profissional e mostrando que é possível executar um trabalho de qualidade com poucos recursos”, declarou Pedro, informando ainda que sempre foi muito exigente no desempenho das funções, fato que deixou o projeto mais limpo e melhor lapidado, desde a escolha do elenco até a trilha sonora.

Já Beatriz, assistente de produção e representante da produtora A Dona da Casa Produções Artísticas, sob a responsabilidade de Fernando Drummond, disse que a produtora viu a primeira temporada Websérie Caminhos como uma grande oportunidade de agregar valores para os dois lados, ficando impressionada com a qualidade incrível do trabalho com tão poucos recursos tecnológicos. Nesse sentido, a produtora resolve ajudar na segunda temporada, que foi lançada no último dia 9 de novembro, bombando na rede social.

“Em abril deste anos a primeira temporada foi executada de maneira despretensiosa mas que teve uma grande aceitação do público no YouTube. Dado o sucesso e a indicação de Artur Santos a “Melhor Ator”, no Rio WebFest 2018, o grupo viu um potencial na continuação da história e decidiu investir numa segunda temporada com uma equipe formada por 9 pessoas ocupando 15 funções”, frisou Beatriz.

WebSérie Caminhos

A WebSérie Caminhos conta a história de três amigos, três histórias, três solteiros, principalmente Caio (Artur Santos), o garanhão do grupo. Na dor de fim de relacionamento do Miguel (Rodrigo dias), eles tentam se reinventar com uma promessa que Patrick (Samuel Schwartz) sugere de não se envolver com mais ninguém, e nessa nova fase eles têm a chance de se conhecer de verdade. A Segunda Temporada é produzida pela A Dona da Casa, em parceria com o Estúdio Fase e R. DIas Entretenimento.

Detalhes do projeto

Nas últimas estatísticas da própria plataforma, realizada em 2017, mostram que o YouTube tem mais de 1 bilhão de usuários – isso é quase um terço de toda a internet -, é uma ótima plataforma para investir e criar conteúdos. O público alvo da plataforma são jovens/adultos entre 18 a 34 anos, está disponível em 91 países e em 80 idiomas. Neste sentido, o grupo de atores da cidade percebeu a oportunidade de se realizar um brilhante trabalho.

O projeto teve sua edição piloto com quatro episódios lançados no YouTube no primeiro semestre de 2018, para avaliar se a série teria um engajamento com o público proposto. Esses quatro episódios se fundiram e surgiu o filme “Caminhos” com cerca de 60 minutos de exibição.

Devido ao grande sucesso foi idealizado uma segunda temporada em formato de websérie que está atualmente sendo produzida, esta que contará com 7 episódios, e têm como cenário diversas cidades do interior do estado do Rio de Janeiro.

Ficha técnica

* Texto e Direção: Rodrigo Dias
* Elenco: Artur Santos, Samuel Schwartz, Rodrigo Dias, Ana Clara Silveira
* Câmera: Pedro Terra Araruna
* Edição: Rodrigo Dias
* Realização: A Dona da Casa
* Elenco: Rodrigo Dias como Miguel; Artur Santos como Caio; Ana Clara Silveira como Débora; Samuel Schwartz como Patrick; Felipe Eliakim como agressor 2; Henrique Rodrigues como Luiz; Priscila Azevedo como Ficante do Caio; Gabriel Rosa como Paulo; Sheila Anderson como Dona Marta; e Lucas Lima como Luan, Amigo do Trabalho.