Vagas no Cetep podem ser conferidas segunda-feira

0
877
Cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Educação começam no Cetep

Começaram os cursos do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). Entre eles, manicure e pedicure, Panificação e Confeitaria, Auxiliar Administrativo e em Instrumentação Cirúrgica e Odontológica, Artesanato com Material Reciclado e Cuidador Infantil. Quem não comparecer nesta primeira semana de aula, salvo por justificativa formal, terá a vaga disponibilizada para outro candidato. As oportunidades oriundas com a ausência dos matriculados serão afixadas na segunda-feira (13), na recepção da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional.

A matrícula será realizada neste mesmo dia obedecendo a ordem de chegada dos candidatos. Os interessados nas vagas remanescentes deverão comparecer às 8h na Rua Alfredo Backer, 353, Centro. Deverão ser apresentados os seguintes documentos: uma foto 3×4 e cópias do CPF e da carteira de identidade, além de comprovantes de residência e de escolaridade (histórico escolar, declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou da série cursada). Aos candidatos que já passaram por cursos no Cetep em 2017 e 2018 será facultada a entrega dos documentos necessários para inscrição, exceto a cópia da identidade e uma foto 3×4 que são obrigatórias.

A secretária Adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, destacou que mais capacitações farão parte da grade do Cetep. “Estamos com inscrições abertas para Oficina de Marcenaria para alunos da rede, em parceria com o campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)”, ressalta.

Auxiliar em instrumentação cirúrgica odontológica é um dos destaques

Dos 15 cursos oferecidos neste segundo semestre, alguns dos novos são: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, Auxiliar em Instrumentação Cirúrgica Odontológica, Artesanato com Material Reciclado, Oficina em Topo de Bolo em Biscuit, Técnicas Básicas de Fotografia e Cuidador Infantil.

Segundo a consultora técnica do Cetep, Flaviá Picon, o perfil dos estudantes é formado por pessoas que desejam se aprimorar em cursos rápidos para abrir o próprio negócio ou conquistar vaga no mercado de trabalho. “Temos vários registros positivos. De acordo com nosso levantamento, 90% dos participantes de Auxiliar de Saúde Bucal conseguiram ingressar no mercado de trabalho”, destaca.

As qualificações estão divididas pelos seguintes eixos tecnológicos: desenvolvimento educacional e social; produção cultural e design; ambiente e saúde (beleza); ambiente e saúde; gestão e negócios; hospitalidade e lazer e informação e comunicação. Todos os cursos são de curta duração.