Em Macaé, programação acontece durante todo o dia na Cidade Universitária

Atividades são voltadas para os estudantes dos Ensinos Médio e Superior e profissionais da educação

Com o objetivo de apresentar à população o seu tripé: os trabalhos de Ensino, Pesquisa e de Extensão, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está promovendo essa semana a 9ª Semana de Integração Acadêmica. As atividades começaram na última segunda-feira (15) e terminam hoje (19) em três polos, entre eles, o de Macaé (Cidade Universitária), de forma simultânea.

O encontro, que chega à sua nona edição, tem possibilitado a troca de experiências entre estudantes do Ensino Médio, de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos administrativos. O tema nesse ano é “Ciência para a redução das desigualdades”. Foram apresentados trabalhos em diversos formatos: oral, pôster, oficina, instalação, minicurso, vídeo, exposição artística e performance. Participam mais de mil alunos das escolas públicas e particulares.

A programação da SIAc foi aberta ao público, sendo gratuita. Entre as atividades na Capital do Petróleo, está a participação do projeto Aprenda a Programar Jogando, que ofereceu três oficinas para crianças e jovens.

As oficinas (Circuito de Programação, Aprenda a Programar Aplicativos e Laboratório de Python) tiveram como objetivo ensinar os conceitos básicos de programação de computadores e despertar o interesse dos alunos pela área. Um total de 76 crianças e jovens participaram delas.

Os monitores do projeto são alunos de Engenharia da UFRJ e os diversos cursos oferecidos pelo projeto são gratuitos e todos podem participar. As inscrições estão abertas. Para mais informações acesse o site www.aprendaprogramar.macae.ufrj.br.

Além disso, a SIAc contou com conferências, apresentações culturais, seminários, rodas de conversas, exposição e rodas de conversa. Encerrando a programação hoje (19), acontecerá, às 10h30, a mesa redonda: Direitos Humanos na Ciência a partir de perspectivas contra-hegemônicas”no auditório B.

Depois do almoço, às 13h, será realizada a conferência de encerramento: “Os desafios da ciência para a redução das desigualdades”. Logo em seguida, haverá uma apresentação do Coral do IFF e um café solidário.