E há bastante confusão dentro da logística do transporte público da cidade. Inicialmente está valendo a mudança na cobrança da passagem – tarifa cheia para quem é de fora e R$ 1 para os habitantes locais. Já o fechamento e início de reforma do Terminal Central, ao que parece, segue sem previsão de acontecer. No entanto, o projeto faz parte do pacote de intervenções anunciado pelo Executivo para os próximos dois anos.

Sinpro

O Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino (Sinpro Macaé e Região) abriu, no dia 6 de outubro, o edital para o registro de chapas interessadas em concorrer a nova diretoria da instituição gestão 2018/2021. As eleições vão ocorrer entre os dias 6 e 7 de novembro na sede do Sindicato e nas escolas. O prazo para o registro termina no próximo sábado, dia 20, e deve ser feito sempre das 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, na sede do Sinpro Macaé e Região.

Depreciação

O Parque da Cidade segue sendo depredado. Depois das grades de proteção e de pedras de mármore, que ornamentam a entrada da área de lazer, agora até mesmo plantas que faziam parte do paisagismo estão sendo arrancadas. Há tempos que o espaço, destinado ao lazer da comunidade macaense, é utilizado como pasto para cavalos e bois, área de consumo de drogas e moradia para pessoas em situação de rua.

Tensão

O clima segue tenso entre os vereadores Marcel Silvano (PT) e o presidente da Casa, Dr. Eduardo Cardoso (PPS). Aliás, desde o resultado das urnas, que o clima no plenário não é o mesmo. A definição de apoios políticos entre os parlamentares dividiu até mesmo a bancada governista, que luta agora para se recompor e garantir a reeleição de Eduardo para a presidência. Marcel já anunciou que não vai somar mais com este grupo.

Censura

E foi encarado como risco de censura a tentativa de criação de um Conselho Municipal de Comunicação, que teria poder para regulamentar a atuação das mídias genuinamente macaenses. Em época de redes sociais, e de fake news, são os veículos de credibilidade que ainda conseguem levar informações verídicas para a sociedade. Fora isso, apenas denúncias sem fundamentos correm como faísca em rastilho de pólvora pelo WhatsApp.

Campanha

O candidato a governador, ex-juiz federal, Wilson Witzel (PSC), deve voltar a Macaé na próxima semana, para dar andamento à campanha no segundo turno. Com o apoio do vereador, líder do governo, Julinho do Aeroporto (MDB), Witzel ganha espaço entre o eleitorado fluminense, e segue à frente de Eduardo Paes (DEM) na batalha pela sucessão do governo de Pezão (PMDB). Paes é apoiado pelo governo “da mudança”.

Água

Não há qualquer perspectiva de que a Nova Cedae vai conseguir melhorar a qualidade do serviço prestado em Macaé. Depois do anúncio da venda da concessionária, como parte do acordo de refinanciamento junto ao governo federal, as ações previstas para o município foram suspensas. Vale lembrar que hoje, a cobrança segue em dia no município, tendo em vista que é feita em conjunto com a taxa de esgoto, aplicada pela BRK Ambiental.

Serra

Na Serra, a situação ainda é precária por conta da falta de atenção do governo. Diversas estradas vicinais foram recuperadas pela prefeitura, que substituiu também pontes de madeira que ligavam localidades. No entanto, as chuvas ainda causam transtornos, assim como a ameaça da falta de saneamento perante os recursos naturais. O saneamento ainda é uma complicação para a expansão contínua dos distritos serranos.

Turismo

Pouco se ouviu dizer sobre a consolidação de medidas adotadas pelo governo para fortalecer o turismo, como uma real vertente econômica para a cidade. A rede hoteleira ainda sofre com o esvaziamento de hóspedes, cuja lotação era antes sustentada pelas atividades do petróleo. Mesmo com o belo litoral e atrativos naturais da Serra, Macaé ainda está longe de ser um destino turístico, como até Rio das Ostras é reconhecida.