Na Travessa Glicério, acesso entre as Ruas Vereador Abreu Lima e Vereador Manoel Braga, cerca de 20 moradores em situação de rua permanecem durante o dia, à espera de doações de comida ou de atendimentos prestados pelo CentroPop, situado em frente ao Terminal Central. A situação está cada vez mais fora de controle, já que muitos consomem bebidas alcoólicas e chegam a dormir no meio do passeio público. Cadê a prefeitura?

Social II

No semáforo da Rodovia Amaral Peixoto, que dá acesso à Cancela Preta, crianças e adolescentes estão vendendo balas, ou pedindo trocados aos motoristas. O mesmo ocorre em pontos do Calçadão da Avenida Rui Barbosa, que fica movimentado por conta do Natal. As pessoas se compadecem com a situação, que precisa ser acompanhada de perto pela secretaria de Assistência Social. Por conta da crise, isso tende a piorar.

Sujeira

O esgoto continua a causar incômodo para os pedestres que circulam pela Rua Teixeira de Gouveia. Em um trecho, uma cratera ameaça se abrir por conta do vazamento de uma caixa de gordura. Enquanto a BRK não inicia as obras de saneamento na região, bem que a Empresa Municipal de Saneamento (Esane) poderia promover uma operação de fiscalização, exigindo providências dos proprietários dos imóveis.

Dinheiro

A semana será bastante animada para o comércio, já que nesta terça-feira (18), a prefeitura vai liberar a segunda parcela do 13º salário. Já os vencimentos de dezembro serão liberados nas contas dos mais de 12 mil servidores na sexta-feira (21). Com isso, mais de R$ 100 milhões serão injetados na economia do município, impulsionando as vendas de fim de ano. Mas é preciso ter cautela para não gastar muito.

Polícia

O policiamento ostensivo tem garantido mais segurança para as pessoas que circulam por pontos mais movimentados na cidade. E isso reflete também um outro efeito não muito satisfatório: o aumento das blitzen, que elevam o número de veículos apreendidos por conta do atraso na pagamento do IPVA. Quem não está em dia com a documentação do carro, vai ter dor de cabeça já no início do próximo ano.

Natal

Com os excessos das receitas do petróleo, Maricá, a prefeitura que mais arrecada com participação especial no ano, investiu pesado na decoração de Natal. Pela propaganda exibida na televisão, os enfeites chamam a atenção e apresentam um projeto considerado como o maior do interior do Estado. Até com árvore na lagoa a cidade vai contar. De forma mais modesta, mas também com muito dinheiro em conta, Macaé se preparou para o Natal.

Abono

Além de Quissamã, a prefeitura de São João da Barra anunciou a liberação de abono de Natal para os servidores públicos. Com arrecadações que somam, no ano, o que Macaé registra em dois meses, as cidades também se beneficiam com a alta do petróleo da Bacia de Campos, no mercado internacional. Vale lembrar que essas prefeituras possuem cinco vezes menos servidores que a de Macaé, hoje com uma folha pendente a 13 mil pessoas.

Reforma

No Terminal Central, os usuários do transporte ficam a se perguntar quando as obras de reforma da unidade iniciarão, de forma oficial. Depois de montar um gigante plano de logística, que utilizaria os dois lados da Praça Veríssimo de Melo como pontos de embarque e desembarque de passageiros, a prefeitura mudou os planos, reabriu o Terminal e disse que as obras seguiriam pela metade. Mas as intervenções não andaram.