Escola Sentrinho, que apresenta uma história de 29 anos de lutas e sucessos, celebra data com show do projeto Gourmet Sentrinho-Unimed nesta sexta-feira (10)

A Escola Sentrinho soma 29 anos de bons se serviços prestados à comunidade macaense, no sentido de proporcionar às crianças com dificuldades neurológicas a oportunidade de superação dos seus limites. Assim, merecidamente a instituição comemora a data com um super show do cantor e compositor Moacyr Luz, realizando mais uma edição do Gourmet Sentrinho-Unimed.

O evento acontece nesta sexta-feira (10), na sede da escola, a partir das 21h30, contando ainda com a participação especial do cantor e compositor Chico Alves.

Garanta já o seu ingresso na própria escola. Reservas de mesa pelos telefones (22) 2762-9647 (horário comercial) / (21) 99072-6482 (whatsapp Ilza Medeiros). O valor do ingresso individual é de R$ 30, e mesa com quatro cadeiras R$ 120.

União de talentos

A festa de aniversário do Sentrinho será marcada pelo show de Moacyr Luz, o Moa do Samba do Trabalhador, um dos maiores compositores do país; e a participação especial do cantor e compositor Chico Alves.

Os cantores serão acompanhados pelos seguintes músicos: Lúcio Rodrigues – Violão 7 cordas; Werlles de Paula – Flauta; Daniel Abreu Assis – Cavaco; Diorninho – Surdo; Sergio Malakay – Cuíca – Percussão Geral; Diego Barros – pandeiro; Pêconversaê – Repique – Percussão Geral Jorge Benzê – Coro; Lita Lopes – Coro; Sonorização – Klebão.

Moacyr Luz

Nascido em 5 de abril de 1958, o carioca Moacyr Luz é um dos maiores músicos e compositores brasileiros do pais. Possui nove CDs gravados trazendo em cada trabalho importantes referências à Música Brasileira. Do primeiro, relançado em CD “Moacyr Luz 1988” as participações de Raphael Rabello, Sivuca e Hélio Delmiro, dão um caráter acústico e lírico às canções primeiras da dupla Moacyr Luz e Aldir Blanc. Em “Vitória da Ilusão” uma fusão de ritmo traduz dez anos da parceria, reunindo Medalha de São Jorge, Mico Preto, Saudades da Guanabara e Flores em Vida pra Nelson Sargento.

O CD “Mandingueiro” tem como referência maior o samba. Elogiado pela crítica, o disco resgata a formação clássica das rodas de samba predominando as dobradinhas: cavaquinho e violão, bandolim e sete cordas, pandeiro, surdo, cuíca e tamborim. No repertório sambas como Anjo da Velha Guarda, Pra Que Pedir Perdão e Cachaça, Árvore e Bandeira. “Na Galeria” seu quarto CD, onde mostra o intérprete como carreira, recebendo críticas relevantes. Um repertório de compositores clássicos e arranjos intimistas, mas sofisticados. Foi considerado um dos melhores lançamentos do gênero do ano.

Na sua carreira de compositor, mais de 100 músicas gravadas por diferentes intérpretes da MPB, como, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Beth Carvalho, Leny Andrade, Gilberto Gil e Leila Pinheiro. Lançado em 2003, “Samba da Cidade”, Moacyr Luz homenageia o Rio de Janeiro. Disco traz parcerias com um verdadeiro ‘quem é quem’ de compositores cariocas: Martinho da Vila, Nei Lopes, Wilson Moreira, Wilson das Neves, Aldir Blanc, Paulo César Pinheiro e Luiz Carlos da Vila.

Sentrinho

A Sociedade de Ensino e Terapia Macaense (SENTROM), conhecida como Escola Sentrinho, nasceu em março de 1989. Decidida a superar os limites impostos por uma sociedade excludente, a historiadora Rita Manhães abriu as portas de sua casa para seis crianças com dificuldades neurológicas. A proposta era fazer uma escola cuja filosofia de trabalho estivesse baseada numa concepção integrada do ser humano e no respeito ao direito de ser diferente. Assim, surgia uma história em que educação e processo terapêutico integram-se, buscando sempre a construção do cidadão.

Neste sentido, a instituição é uma associação sem fins lucrativos mantida por parcerias com empresas privadas e órgãos públicos. A entidade vem rompendo com a visão assistencialista da educação, passando a desenvolver potencialidades a partir de uma visão integrada do ser humano. A instituição é um projeto educacional que visa a inclusão nos diversos espaços sociais. Fundamentada no respeito ao direito de ser diferente, a escola oferece aos cerca de 190 alunos com deficiência a oportunidade de construir e fortalecer suas potencialidades a partir de uma visão integrada do ser humano.