Depois de cumprir três ordens expressas do governo: votar em Dr. Eduardo Cardoso (PPS) para a presidência da Câmara, aprovar as contas do prefeito e defender e votar a favor do orçamento estimado em R$ 2,3 bilhões para 2019, o vereador Guto Garcia (MDB) ganhou de presente o retorno ao posto de secretário municipal de Educação, que não ocupa desde o início do ano, ao seguir prazo de desincompatibilização eleitoral, na tentativa frustrada de sair candidato.

Vantagem

Aliás, de forma muito surpreendente, está atrelada a Guto Garcia (MDB) as benesses do projeto de lei Bolsa Escola, assinado pelo prefeito, que destinará R$ 600 para 100 alunos do 5º ao 9º ano da rede pública, classificados por prova que será elaborada por ele, ao retornar à secretaria de Educação. Em matéria divulgada pela InterTV nesta semana, Marcel Silvano (PT) também saiu bem na fita pela aprovação e efeito social da matéria. Já o governo não se pronunciou.

Suplente

E com a saída de Guto Garcia, mais um suplente volta a ocupar vaga no plenário da Câmara. Luciano Diniz (MDB), que perdeu a cadeira titular nas eleições de 2016, retorna à Casa pela segunda vez nesta legislatura. Em fevereiro, Reginaldo do Hospital (PPS) assumirá a vaga criada pelo afastamento de José Prestes (PPS), ocupada hoje por Robson Oliveira (PSDB), que assumirá como titular a cadeira de Welberth Rezende (PPS), que renunciará para assumir na Alerj.

Recesso

Apesar de prever sessões até ontem (13), a Câmara de Vereadores finalizou a pauta de votação ao discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) na quarta-feira (12), dando fim assim aos trabalhos legislativos de 2018, iniciando de forma antecipada o recesso que seguirá até fevereiro do próximo ano. Até lá, todos os projetos seguem paralisados, havendo sessão extraordinária caso ocorra a necessidade de se votar algo urgente.

Despedida

E foi com saudosismo o discurso de despedida do vereador Welberth Rezende (PPS), que em fevereiro tomará posse do mandato de deputado estadual, eleito em outubro deste ano. Na Câmara, ele marcou o perfil de conciliador, braço-direito do presidente Dr. Eduardo (PPS) e trabalhador, sendo um dos que mais garantiu resultados para as demandas apresentadas pela população. Na Alerj, ele tentará repetir o mesmo perfil.

Mandato

Mesmo na reta final do ano, o cenário político da cidade ainda reserva grandes surpresas, como a possível entrada, em mandato titular, de Chico Machado (PSD) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Com a recontagem da coligação, após os votos de Felipe Peixoto também serem validados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Chico terá o seu merecido espaço na Assembleia, onde atuou como suplente no ano passado.

Alinhamento

O clima de final de ano também marca a renovação de mandatos à frente das instituições empresariais locais, que se realinham em virtude do novo momento do mercado do petróleo. Hoje, a Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), a Rede Petro-Bacia de Campos e a Comissão Municipal da Firjan traçam uma nova frente de trabalho, com objetivo de mobilizar a cadeia produtiva de óleo e gás a abraçar as novas oportunidades do segmento.

Empregos

E por mais que a palavra “descomissionamento” assuste de primeiro modo, o trabalho de desmontagem de plataformas, que deixam de operar por vida útil da estrutura ou do poço, é um grande filão de negócios para o setor de óleo e gás, também projetando para o próximo ano milhares de oportunidades de trabalho. Só da Petrorbas, seis novas unidades entrarão em operação ao longo dos próximos anos na Bacia de Campos, com isso os sistemas de operação se renovam.

Vendas

E no comércio da cidade, a expectativa fica por conta da reta final do Natal, período em que a prefeitura, o governo do Estado e as empresas locais irão liberar a segunda parcela do 13º salário. Isso anima os consumidores a adquirir os presentes de fim de ano. Também os supermercados aguardam com expectativa essa injeção de dinheiro, já que muitas famílias se preparam para elaborar a ceia do dia 24.