De acordo com Setor de Roubos e Furtos da 123ª DP, as investigações estão sendo realizadas através de um mapeamento de áreas

Somente na semana passada, quatro veículos foram roubados e a Polícia Civil afirma que investigação está sendo feita a fim de identificar os bandidos

 

Todos os dias são registrados, na 123ª DP, roubos e furtos a veículos em Macaé. No início dessa semana, um veículo modelo fusca, foi furtado próximo ao Detran, no bairro Imbetiba. A ação durou apenas dois minutos, quando um homem, de aproximadamente 45 anos, quebrou o vidro do carro, abriu a porta do carona e entrou no veículo. Agentes da Polícia Civil afirmam que algumas investigações estão sendo feitas em busca de identificar os bandidos e prendê-los.

Na semana passada, quatro veículos foram roubados em pontos diferentes do município. A primeira vítima foi Nelson José Barcelos, 40 anos, que teve seu veículo, Corsa Classic, cor cinza, roubado por três bandidos armados. O fato ocorreu por volta das 17h30, na Rodovia RJ-168, Cabiúnas, onde a vítima trafegava em sentido a Macaé. Os bandidos estavam em um VW Gol, cor branca, placa não identificada, quando abordaram Nelson. Armados, os homens renderam a vítima e levaram seu carro, fugindo em seguida.

Horas depois, outro veículo foi roubado na Rua Duque de Caxias, bairro Visconde de Araújo. Desta vez, um VW Golf, cor preta, foi roubado por dois homens armados. De acordo com o motorista, Alex de Andrade Gonçalves, 25 anos, a dupla estava armada quando o abordou e anunciou o assalto. Os bandidos renderam Alex, quando ele trafegava pela localidade e fugiram sem deixar rastros.

De acordo com o chefe do Setor de Roubos e Furtos da 123ª DP, as investigações estão sendo realizadas através de um mapeamento de áreas, onde os roubos têm sido frequentes, tendo em vista acompanhar, através de um cadastramento, os veículos e saber sobre suas procedências. “Estamos trabalhando incessantemente, monitorando os locais onde estão ocorrendo os roubos e em seguida, para descobrir os autores” disse o policial Cláudio.

A equipe de O DEBATE visitou algumas seguradoras de automóveis, e foi possível constatar o aumento na busca de pessoas em resguardar seus veículos contra roubos e furtos. De acordo com a atendente Roselene Dias, o aumento é inevitável. “Recebemos uma procura, em média, de 10 pessoas por dia, fazendo orçamentos, visando coibir as ações dos criminosos”, destacou.

Em Macaé, um dos índices que tem ultrapassado as metas estipuladas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, é com relação aos roubos de veículos. Já há algum tempo, a Polícia Militar, em conjunto com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), através do Sistema de Monitoramento por Câmeras, vem trabalhando na tentativa de coibir este tipo de delito no município, mas infelizmente não é o que está acontecendo.

Moradores da cidade questionam esses trabalhos e perguntam por que não está havendo uma resposta positiva para tantas medidas de segurança. Segundo a Polícia Militar, o trabalho está sendo realizado e está cumprindo com o seu papel, dando todo o apoio que é possível com o efetivo existente hoje para o município, mas que, infelizmente, nem todos os roubos podem ser evitados.