Retorno

0
595

Nesta quarta-feira (1), a Câmara de Vereadores inicia o segundo semestre dos trabalhos em plenário, do segundo ano de mandato. Com a iminência das eleições gerais deste ano, não resta dúvida de que as falhas das administrações municipal e estadual serão as plataformas políticas, e de discursos, dos parlamentares que irão disputar vaga para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A defesa da gestão municipal também está bem preparada.

Desfile

O desfile cívico, realizado na orla da Praia de Imbetiba, marcou as comemorações pelos 205 anos de emancipação política e administrativa da cidade. Mais que a manifestação do grupo de cerca de 10 servidores do município, a solenidade foi marcada pela empolgação das crianças e dos professores da rede municipal de Educação. Vale o destaque da presença do ex-prefeito Riverton Mussi, que desfilou junto a equipe do Moto Clube da cidade.

Campanha

Os representantes do governo também marcaram presença na festa. O prefeito, cercado pelo secretariado, posou para fotos, conversou com moradores e recebeu demandas direta da sociedade, uma atitude não comum ao seu dia a dia. Vereadores, como Márcio Bittencourt (MDB), Guto Garcia (MDB) e Julinho do Aeroporto (MDB) também marcaram presença no local. Robson Oliveira (PSDB) desejou parabéns à cidade pelas ondas da Rádio 95 FM.

Mercado

No sábado, o ponto alto das celebrações pelos 205 anos da cidade foi a entrega das obras do anexo do Mercado de Peixes. No mesmo dia, 18 comerciantes que atuavam na estrutura improvisada desde 2013 já ocupavam as bancas que seguem o alto padrão de higiene e de controle de qualidade. O destaque ficou por conta da comemoração das famílias que vivem da renda da pesca, uma das tradições da base da economia da cidade.

Eleição

Também no sábado ocorreu a eleição para a presidência da Colônia de Pescadores. Mas, o que parecia ser um dia dedicado à democracia, acabou sendo marcado por embates calorosos entre os membros das chapas que participaram da disputa. Até denúncias de interferências políticas foram registradas, o que fere a transparência da escolha de quem irá representar as famílias que vivem de uma das mais importantes culturas econômicas locais.

Homenagens

A noite de domingo (29) marcou as homenagens entregues a mais de 60 pessoas que receberam Moções de Aplausos e Títulos de Cidadania Macaense, entregues pelos 16 parlamentares que compõem hoje o plenário do Legislativo. A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Casa, Dr. Eduardo Cardoso (PPS) e contou com a presença de políticos da região. Destaque para mais uma ausência do prefeito, que quebrou uma das tradições políticas locais.

Congresso

A semana será decisiva para as convenções partidárias que irão definir os candidatos para as eleições gerais deste ano. Pelo que se sabe, Macaé terá sete concorrentes à vaga na Alerj, e pelo menos três nomes que tentarão ingressar no Congresso Nacional: Christino Áureo (PP), Danilo Funke (PSOL) e Felício Laterça (PSL). Até o dia 5 de julho, todas as legendas já deverão apresentar a lista dos nomes que serão apresentados nas urnas.

Trocas

Depois das celebrações pelo aniversário da cidade, volta a correr nos bastidores do governo conversas sobre a mudança no alto escalão do secretariado municipal. Apesar da medida ser agendada para depois de outubro, já tem secretário dormindo com medo de acordar exonerado. Diante das deficiências do governo, que falha especialmente na comunicação, não será surpresa para ninguém as alterações previstas.

Pratos

Há uma grande expectativa para a programação do 9º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, que acontecerá entre os dias 9 e 12 de agosto. Com o tema “Memórias”, o evento contará com 18 pratos que serão comercializados por R$ 22,00 e três sobremesas por R$ 15,00, totalizando 21 receitas elaboradas de forma especial para o evento. A expectativa é grande para a rede hoteleira, já que o evento é um dos mais importantes do calendário local.