O livro foi lançado oficialmente no evento Primavera Literária, que aconteceu no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro

Raphael Carvalho, que acaba de lançar a obra ‘Contudo… E só’, que já ganha evidência no mundo literário

Com suas atenções voltadas para as questões ligadas a poesia, sempre envolvido com produção literária, professor reúne seus conhecimentos, acrescenta talento e sensibilidade, e lança seu primeiro livro. Trata-se de Raphael Carvalho, que acaba de lançar a obra ‘Contudo… E só’ e já ganha evidência no mundo literário.

O livro foi lançado oficialmente no evento Primavera Literária, que aconteceu no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro. Logo depois, o escritor promoveu o seu lançamento em Barra de São João, no dia 26 de outubro. Agora a obra será lançada no Cemeaes da Barra de Macaé, no próximo sábado (8) e posteriormente, na Feira Literária de Macaé.

A publicação consta de poemas sobre temas variados, mas predominando amor e cotidiano. O prefácio é assinado por Narciso Mello Teixeira, que ressalta a beleza poética do livro, destacando as lições de deixar passar o que passa e ir na descoberta do amor. “Ver o mágico, o espantoso, o vazio. Assim faz a raiz que sobe a copa das árvores pra beijar o vento”, frisou ele, acrescentando que a obra traduz o real, o sonho, o encantamento da vida, além do sorriso aberto para o mundo que se apresenta na infinitude do finito.
“Ao ler os poemas de Raphael, revivemos o paradoxo que ‘partir já é chegar’ e que o instante rompe na eternidade em que estamos sempre com tudo e só”, concluiu Narcizo.

Raphael Carvalho

O autor Raphael Carvalho nasceu em 20 agosto de 1982 na cidade do Rio de Janeiro. Aos cinco anos de idade se mudou com a família para Volta Redonda, interior do estado, onde se formou professor de capoeira e concluiu a graduação em Educação Física. Professor concursado na prefeitura de Macaé desde o ano de 2007, Raphael atualmente trabalha na Secretaria de Educação nos módulos do Cemeaes da Barra, Aeroporto e Centro. No ano de 2015, ingressou no meio artístico participando de eventos de poesia e música, tendo como seus principais parceiros e amigos Joca Jorge, Beto Dornelles, Ivo Vargas e Nicolas de Francesco.

Metas de desafio

Raphael Carvalho informa que já concluiu outro livro com título provável ‘Vida Sem Sonho é Água Parada’. A obra é também de poesia, tendo como diferencial a inclusão de textos em prosa, como contos e crônicas. A novidade já está indo para a Editora Ibis Libes, tendo lançamento previsto para o segundo semestre de 2019.

Agradecimentos

O autor Raphael Carvalho faz questão de deixar registrado o grande estímulo que recebeu desde pequeno de sua avó Nilda Teixeira da Silva, e seus quatro mil livros. “Ela tinha mais que livros, pois seus gestos eram poéticos diante da vida”, disse.

Raphael agradece também a seus pais, Felipe Barreto e Fátima Regina. Ele lembra que seu pai era artista plástico e sempre manteve uma relação com ele e com o irmão, Filipe Carvalho, do tipo moldura da arte. E minha mãe pela verdadeira presença sempre a me apoiar em tudo”, declara o escritor lembrando ainda de sua maior amiga da vida, a amada tia Nilza. “Desde sempre ela esteve, está e estará presente no meu coração e sendo reverenciada tal qual uma mãe pra mim. Obrigado, tia Nilza”, frisou, agradecendo ainda aos amigos Joca Jorge, Beto Dornelles, Ivo Vargas e Nicolas de Francesco.

E prosseguiu agradecendo a todas as pessoas que o inspiraram a escrever, em especial a Gisela Chever, grande amor e maior fonte de inspiração desse trabalho. E concluiu com os agradecimentos ao tio Narciso, o autor do prefácio do livro, que ele considera ser grande fonte de inspiração na relação com os filhos, com o trabalho, amigos, e responsável por sua história com os poemas.

Fotos

1 COMENTÁRIO