Candidatos fizeram a prova domingo na Cidade Universitária

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta Municipal de Ensino Superior, divulgou, nesta segunda-feira (22), o gabarito das 40 questões da prova objetiva do processo seletivo de preenchimento de vagas para diretor e diretor adjunto das escolas aplicada neste domingo (21), na Cidade Universitária. Fizeram a prova 177 candidatos, 16 faltaram e o gabarito está disponível no Portal da Prefeitura.

A prova é a primeira etapa do processo de certificação profissional que habilitará os candidatos aprovados a concorrerem às funções de diretor e diretores adjuntos das escolas na rede municipal de ensino, para o triênio 2019, 2020 e 2021. O certame foi organizado pela equipe da Superintendência Acadêmica da Ensino Superior em parceria com a Secretaria de Educação e ocorreu com tranquilidade.

Foram cinco horas de prova, que também constou de uma redação sobre os desafios da escola. A prova teve conteúdos de conhecimentos da Língua Portuguesa e habilidades gerenciais com base na Legislação Educacional federal e municipal. Os aprovados terão de passar também pelo cadastro das chapas, apresentação de Plano de Gestão à Comunidade Escolar e campanha eleitoral nas escolas municipais.

O concurso faz parte da gestão democrática da rede de Educação municipal de Macaé, conforme determina a Lei Complementar nº 269/2017, de 02 de junho de 2017. O objetivo é a necessidade de as unidades escolares serem administradas por professores com reconhecida competência técnica e compromissados com a qualidade do ensino público.

Os candidatos aprovados na primeira etapa, deverão inscrever as chapas completas para concorrer ao processo eleitoral, no período de 20 a 21 de novembro de 2018, das 10h às 16h, junto à Comissão Eleitoral Central, na Secretaria de Educação, situada à Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, bairro Novo Botafogo.

A segunda etapa do processo seletivo será através da apresentação do Plano de Gestão à Comunidade Escolar, etapa obrigatória, sem caráter eliminatório ou classificatório, devendo conter a identificação e caracterização da Unidade Escolar e os aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos, com metas e estratégias. O período de apresentação dos Planos de Gestão das chapas para a comunidade escolar ocorrerá entre os dias 22 a 23 de novembro próximo, conforme calendário constante no Anexo I do edital do concurso.

O período de campanha ocorrerá entre os dias 24 a 30 de novembro, conforme calendário constante no Anexo I do edital do concurso. As eleições ocorrerão no dia 4 de dezembro deste ano, nos seguintes horários: das 8h às 17h, nas unidades escolares que têm até dois turnos de funcionamento; e das 8h às 19h, nas unidades escolares que têm três turnos de funcionamento.