A comunidade paroquial Santo Antônio esteve reunida na noite da última terça-feira (16) para prestar homenagem ao padre Amaury da Silva, falecido durante a madrugada após estar hospitalizado por cerca de 15 dias, lutando bravamente contra grave enfermidade. Natural do município de Nova Iguaçu (RJ), o sacerdote estava com 77 anos de idade e desde novembro de 2015 vinha exercendo o seu ministério na Paróquia Santo Antônio como vigário e auxiliar do pároco, padre Gleison Lima.

As homenagens iniciaram-se ainda pela manhã, quando após a abertura da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macaé foi feito um minuto de silêncio em memória do padre Amaury e também do padre Luis Fernando dos Santos, falecido no último dia 5.

Na Matriz Santo Antônio, a Missa de corpo presente foi presidida pelo Vigário Episcopal do Vicariato Litoral, padre Gelcimar Petinati, estando também presentes os padres Gleison Lima, Jorge do Almo, Wander Luiz e Mathew Vallanattu, os diáconos transitórios Aurecir Júnior e Luis Antônio, os diáconos permanentes Antônio Drumond, Alcides Vieira, Antônio Paulo, Murilo de Oliveira e Paulo Roberto, além de seminaristas diocesanos. Compareceram também as religiosas da Toca de Assis, Servas do Senhor e as Irmãs do Horto, além de membros de diversas comunidades por onde o padre passara, em Macaé e Itaocara.

Durante a homilia, o padre Gelcimar recordou a amizade de longa data – iniciada em 1989 -, quando, juntos, encontravam-se no Seminário Diocesano. E através de algumas histórias pessoais, destacou a generosidade, o desprendimento e o amor do sacerdote pelo rebanho confiado, especialmente pelas crianças e idosos, com quem tinha uma ligação única.

“Nosso irmão padre Amauri vive hoje a bonita experiência de se encontrar com o Divino Salvador na morada preparada por Ele. Ficam em nós as boas lembranças e as saudades. A tristeza jamais! E a certeza de que do céu, ora por nós”, disse emocionado.

O velório estendeu-se durante a noite, onde fiéis revezaram-se na récita do Santo Terço e puderam se despedir do sacerdote.

Rito das Exéquias

Na manhã desta quarta-feira (17), às 7h, a Missa de Exéquias foi celebrada na Matriz Santo Antônio, sendo novamente presidida pelo padre Gelcimar Petinati, que durante a homilia falou sobre a entrega de padre Amauri ao sacerdócio.

“Aqui celebramos a Páscoa do nosso irmão, padre Amauri: um sacerdote de Jesus Cristo, que por mais de 26 anos serviu a Igreja. Hoje, com certeza, ele contempla a face do Nosso Senhor, por sua vida repleta de gestos marcantes, e o jeito de ser espontâneo e brincalhão”, reafirmou.

Além do padre Gleison Lima, a Missa de Exéquias contou ainda com a presença dos sacerdotes José Luís Bustamante, João Evangelho, Marcelo Costa, Celso Henrique Diniz, Luís Corrêa, Jorge Getúlio, João Tadeu e Arnaldo Carvalho.

Com a recomendação da alma do sacerdote, seguiu-se o traslado do féretro para o município de Nova Iguaçu, onde ocorreu o sepultamento.

Missa de 7º dia

A Paróquia Santo Antônio convida a toda comunidade para participar da Santa Missa de 7º dia, que ocorrerá na próxima segunda-feira (22), às 19h, na Igreja Matriz, situada na Travessa Padre Pedro, nº 671, no bairro Visconde de Araújo.