Moradores das partes alta e baixa da Glória reclamam de falta de capina e da manutenção das ruas

Um bairro nobre, situado a poucos metros da Praia dos Cavaleiros e do Polo Offshore, mas ao mesmo tempo abandonado pelo poder público. Assim é o Bairro da Glória, que mesmo recebendo cada vez mais habitantes, carece de alguns serviços básicos, como a capina e a manutenção.

A última visita do Bairros em Debate ao local foi em julho do ano passado. No entanto, os moradores dizem que, desde então, poucos pedidos feitos na época foram atendidos pelo poder público.

Diante disso, essa semana a nossa equipe de reportagem voltou ao local para conversar com os moradores novamente que, mais uma vez, reforçam os pedidos de melhorias no bairro.

Área nobre vem acumulando problemas ao longo dos últimos anos

Investimentos em infraestrutura

Com um investimento de R$ 18.568.285,69, a prefeitura segue com as obras de urbanização do Bairro da Glória, área nobre situada na parte sul da cidade. Entre os serviços previstos, segundo o cronograma divulgado, está a drenagem do Canal do Capote, na Linha Verde.

Toda vez que chove, o recurso hídrico, que sofre com lançamento de esgoto in natura, acaba transbordando, sendo o Bairro da Glória um dos pontos mais afetados pelo problema. Quem mora nas margens ou nas proximidades reclama da situação.

“Quando começa a chover a gente já fica de olho no nível do valão. Se começar a subir, a gente já fica preparado para o pior. Bastam poucas horas de chuva para transbordar e invadir as nossas casas. Ao longo dos últimos anos, vi vizinhos irem embora porque cansaram de perder seus pertences com as enchentes. Eu continuo porque não tenho outra alternativa”, relata uma moradora da Rua Professora Jacira Moura Tavares Durval, que pediu sigilo do nome.

Com as obras, os moradores esperam que o problema seja solucionado. “Essas obras já deveriam ter sido feitas há anos. Mas antes tarde do que nunca. Esperamos que isso de fato traga melhorias para a população e resolva essa questão das enchentes”, diz ela, ressaltando que a urbanização do Canal do Capote na altura do bairro é um desejo antigo da população. “Fizeram no Aeroporto, na Evaldo Costa, por que não aqui? Quando isso transborda é esgoto puro dentro das casas, fora os mosquitos”, reclama.

Segundo a prefeitura, as obras de urbanização, que têm como objetivo principal ampliar o escoamento das águas pluviais, incluem a drenagem do canal, que apresenta vários pontos de assoreamento.

O investimento também irá contemplar o bairro com pavimentação nas ruas Professora Jacira Moura Taváres Durval, Sidnei Vasconcelos de Aguiar, João Batista Lessa, Professora Irene Meireles e Jacyra Tavares Duval. No local serão implantadas galerias de 3,5 metros e manilhas de 1,2 metro.

De acordo com a placa, a previsão de início era 27 de dezembro de 2017, mas com o atraso, as obras, que seriam finalizadas em dezembro desse ano serão concluídas apenas em janeiro de 2019.

Calçadas estão tomadas pelo mato no Alto da Glória

Enquanto isso problemas básicos continuam

Se por um lado o poder público tem investido em infraestrutura, por outro, pontos básicos como manutenção e limpeza estão sendo deixados de lado. Basta andar pelas ruas para comprovar a reclamação dos moradores. Essa semana a equipe de Bairros em Debate retornou ao local para ver de perto esses problemas.

“A sensação que temos é que nosso dinheiro não tem retorno. Pagamos impostos, um IPTU caro e a prefeitura faz pouco caso do nosso bairro. A gente raramente vê equipes atuando. Eles aparecem e depois somem por meses, quando o certo seria ter um cronograma de ações contínuo. A Glória está abandonada”, diz Adriana Rosa.

E a reclamação da moradora pode ser comprovada de perto. Em alguns lugares, o mato cobre até mesmo a calçada, atrapalhando a acessibilidade. Um exemplo disso fica na Rua João Alves Jobim Saldanha. “A gente tem que andar no canto da pista porque está impossível andar nas calçadas devido ao matagal. O pior que tem um trecho que é bem onde o ônibus faz a curva. Tem tempos que não vejo a prefeitura fazendo capina aqui”, diz um morador, que não quis se identificar.

Praça do bairro precisa de mais atenção das autoridades

Reforma da praça do bairro

Apesar de estar próximo da praia, as crianças e jovens do bairro se sentem carentes quando se trata de opções de lazer dentro do bairro. Na parte baixa, a praça segue aguardando até hoje uma reforma.

A única coisa que vem sendo feita nos últimos anos é a pintura e a capina. No entanto, os alambrados, tanto da quadra, quanto do campo, precisam ser trocados. Os bancos quebrados também mostram o abandono.

“Nos últimos anos, essa praça tem sido mais aproveitada. Tem eventos sendo realizados aqui, a feirinha do agricultor e isso é muito bom para gente. Mas quando o assunto é a infraestrutura o espaço precisa melhorar. A prefeitura precisa ter mais cuidado com essa área. Antes existia um parquinho aqui ao lado da escola. Tiraram para ampliar o prédio e não concluíram as obras e nem colocaram o brinquedo de volta. As crianças não têm onde brincar. A quadra também está precisando de um cuidado, os bancos. Um espaço grande tão bom que poderia ser ainda mais utilizado pela população, não só da Glória, como da cidade”, diz Ana Carla.

Buraco na Alameda Olavo Bilac coloca em risco a segurança dos condutores

Manutenção das ruas

Andar em linha reta em algumas ruas de Macaé tem sido uma tarefa quase que impossível, isso tudo por conta dos buracos que tomam conta das vias da cidade. Essa situação tem acontecido em algumas localidades do Alto da Glória, onde moradores voltam a cobrar do poder público uma solução para o problema que, segundo eles, já dura há quase dois anos.
De acordo com o relato da população, isso acontece principalmente nos trechos que passaram por intervenções para a implantação da rede de saneamento.

Apesar de a prefeitura ter assegurado na época que as vias seriam recuperadas após a conclusão dos serviços, isso não aconteceu em todas as localidades, conforme o planejado em algumas ruas do bairro.

“Tem ruas que passam ônibus que não receberam o asfalto. Eles escolhem algumas e outras não são contempladas. Tem ruas de paralelepípedos que eles fazem a manutenção e dá algumas semanas e os buracos voltam. Seria bom se todo o bairro fosse contemplado com o recapeamento”, diz Adriana Rosa.

Mas até mesmo os locais recapeados já apresentam problemas. Na Alameda Olavo Bilac um buraco tem colocado em risco a segurança viária. Moradores contam que acidentes já quase ocorreram por conta do problema. “O buraco está em uma curva, quando você vem precisa desviar correndo, só que nisso vem carro do outro lado da rua. Outro dia um motorista quase bateu de frente comigo. Está perigoso. À noite, então, ainda mais, porque é um trecho escuro. Tem buracos dos dois lados, mas o da pista sentido Polo Offshore é o pior”, reclama Maria de Fátima.

Vale ressaltar que uma das medidas fundamentais para promover um trânsito seguro é a manutenção das vias. Esse serviço é, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de responsabilidade das autoridades.

De acordo com o Art. 1º, “o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito”.

Procurada, a prefeitura informou que a demanda foi encaminhada ao órgão responsável.

O que diz a prefeitura

Quanto às obras de infraestrutura, a secretaria de Obras informa que estão sendo realizadas ações de drenagem das áreas secundárias, além da infraestrutura (drenagem, base e pavimentação) da Rua Sydnei de Aguiar Vasconcelos. Também está em fase inicial a canalização da cobertura do canal. A meta é ampliar a capacidade de recebimento de água pluvial.

Já a secretaria de Infraestrutura disse que vai mandar uma equipe no local até a próxima semana para realizar o serviço de limpeza. O trabalho de manutenção é contínuo no município. As solicitações devem ser feitas pelo telefone: (22) 2796-1235, ou pela ouvidoria do município, por meio do site da prefeitura, no link intitulado Ouvidoria Geral. O contato também pode ser feito por telefone, no número 162 (ligação local e gratuita) ou no (22) 2772-6333. O atendimento ainda pode acontecer pessoalmente, na sede da Ouvidoria, que funciona no Centro Administrativo Luiz Osório, Av. Presidente Sodré, 466, primeiro andar.

Quanto a operação tapa-buraco é contínua no município e segue um cronograma de ações. A secretaria ainda acrescenta que o contrato vigente contempla 71 quilômetros de recapeamento asfáltico em todo município, sendo 63 quilômetros já concluídos. Na Glória, a Rua Dolores Carvalho Vasconcelos será contemplada com parte do contrato vigente. O restante das ruas consta no cronograma para futuras ações.

Sobre a manutenção da praça, a prefeitura diz que está em andamento o processo de licitação para revitalização de 30 praças no município.