Militares do Proeis já reforçam segurança em Rio das Ostras

0
1150
A cidade ganha o reforço de 15 policiais diariamente durante a vigência do contrato

Policiais e Guardas Municipais reforçam a segurança no município

Moradores de Rio das Ostras já contam com um efetivo maior da Polícia Militar graças ao empenho da Secretaria de Segurança Pública do Município, que trouxe mais policiais para atuar nas principais localidades, por meio do Proeis – Programa Estadual de Integração na Segurança. “Esse trabalho integrado entre Guarda Municipal e PM já começa a dar resultados positivos, sendo fundamental para o combate efetivo à criminalidade”, destaca o secretário da Pasta, Marcus Rezende.

Com o convênio firmado com a Polícia Militar, a cidade ganha o reforço de 15 policiais diariamente durante a vigência do contrato, ou seja, 12 meses, recebendo uma gratificação por período de 12 horas de trabalho. A coordenação dos PMs é feita pelo Município, de acordo com a necessidade das ações e a mancha criminal apontada pelas autoridades de segurança. Algumas localidades como Jardim Marileia, Cantagalo e Enseada das Gaivotas, entre outras, já são beneficiadas.

Em Rocha Leão, moradores e comerciantes elogiam o trabalho integrado e destacam que a sensação de segurança já aumentou, conforme comenta Aldenilda Coutinho, proprietária de uma farmácia. “Tenho percebido uma sensação de segurança maior, principalmente à noite, quando para nós, comerciantes, é mais perigoso por conta de assaltos”, disse.

No Proeis, os policiais militares trabalham em horário de folga, mediante pagamento feito pelo município conveniado. Os PMs atuam fardados, armados, equipados e com as garantias do Estado em diferentes funções, desde que em apoio à Guarda Municipal no combate ao comércio irregular, fiscalização de trânsito, perturbação do sossego e em tudo que o município achar necessário.