O objetivo é contribuir para a melhoria do desempenho escolar, oferecendo também ações socioesportivas

Alunos terão atividades gratuitas de reforço escolar fora do horário das aulas

Macaé vai ganhar o segundo Centro de Esporte e Educação do Estado do Rio de Janeiro, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Petrobras e Sesi/Firjan, viabilizando atividades gratuitas de reforço escolar no contraturno para alunos da rede, principalmente nas disciplinas de português e matemática. O objetivo é contribuir para a melhoria do desempenho escolar, oferecendo também ações socioesportivas, vivências culturais e interação família/comunidade para alunos de 6 a 14 anos de idade, sendo implementado inicialmente nos colégios Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto, e Paulo Freire, no Lagomar, atendendo também as adjacências.

O termo de cessão de uso do espaço das duas escolas foi entregue à secretaria, para análise, na última segunda-feira (13), durante reunião da secretária Leila Clemente com representantes do Sistema Firjan e as diretoras das escolas que serão beneficiadas. O projeto deve começar as atividades no município no dia 17 de setembro, atendendo 120 alunos, sendo 60 por colégio e 30 por turno – manhã e tarde – durante dois anos. Além do reforço de português e matemática, eles terão atividades complementares de cultura e esporte educacional.

O projeto já funciona em Duque de Caxias. A partir da assinatura do termo de cessão, em Macaé, será definido o local para a inscrição dos alunos que serão assistidos conforme triagem feita pelas escolas. As equipes da Secretaria de Educação e Sesi/Firjan se reúnem, nos próximos dias 21 e 22, respectivamente, na Paulo Freire, às 13h, e no Oscar Cordeiro, às 10h30, com os professores, para apresentar o projeto, tirar as dúvidas e encaminhar comunicado aos responsáveis pelos alunos para adesão.

Especialista em Responsabilidade Social do Sistema Firjan, Fernanda Medeiros Ferreira explicou que o projeto visa promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação e do esporte e disseminar conhecimento sobre meio ambiente, educação alimentar, saúde e segurança para as famílias e comunidade.

Segundo ela, os participantes serão divididos por idade/série e devem ser de territórios de situação de vulnerabilidade socioeconômica. A equipe multidisciplinar trabalhará as seguintes temáticas envolvendo a família e a comunidade: meio ambiente; educação alimentar; saúde e segurança; e acesso à cultura.

O Sesi/Firjan assinou o contrato com a Petrobras no dia 11 de julho passado para iniciar o projeto em Macaé. “A parceria tem tudo para contribuir para alavancar o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico e também para as políticas públicas de Educação”, destacou a secretária Leila Clemente. Também participaram da reunião a superintendente de Ensino Fundamental e Médio, Balade Ayala e a assessora jurídica da Secretaria de Educação, a advogada Michelle Cabral de Macedo.