Alexandre Varela, jornalista católico credenciado à Santa Sé, fará workshop no próximo dia 9

Evento voltado para a juventude católica acontecerá dias 7, 8 e 9 de setembro

O feriado da Independência do Brasil será uma oportunidade única aos macaenses para verem-se transformados pela fé. Isto porque nos dias 7, 8 e 9 de setembro a 3ª edição do Kairós Macaé reunirá os maiores nomes da música católica nacional, trazendo à cidade cantores como Thiago Brado, Adriana Arydes e a banda Anjos de Resgate. Além disso, o Ano do Laicato (jubileu da Igreja Católica onde as ações dos leigos são destacadas e incentivadas) inspirou a Paróquia Santo Antônio a inovar e apostar na formação dos fiéis, com workshops de variados temas, visando o incentivo de ações transformadoras na sociedade. Um desses encontros será no dia 9, conduzido por Alexandre Varela, jornalista católico credenciado à Santa Sé.

A modernidade e os desafios do comunicar Cristo têm sido, desde 2011, forças motrizes para Alexandre, editor do blog “O Catequista”. Ao criar uma página para explicar aos alunos da turma de Crisma que conduzia as dúvidas mais comuns daqueles que passam pelo processo de iniciação cristã, o carioca não imaginava que estava reunindo informações valiosas, cujo trabalho de vanguarda seria futuramente destacado e reconhecido pelo próprio Vaticano.

Com a esposa, ele é coautor de dois livros que tratam sobre a realidade católica, além de desenvolverem conteúdos para a página “O Catequista” e colaborarem com programas de rádio, jornais e TV. A linguagem simples e bem-humorada associada ao trabalho comprometido com a doutrina eclesial renderam a Alexandre, em março de 2017, o credenciamento junto à Sala de Imprensa da Santa Sé, o que permite que acesse as dependências do Vaticano e viaje acompanhando o Papa, bem como receba em primeira mão boletins de imprensa, discursos do pontífice e documentos papais como encíclicas e exortações apostólicas.

Pela primeira vez na cidade, Alexandre conduzirá um workshop voltado especialmente aos catequistas, onde serão abordados o uso das redes sociais e de outras ferramentas no processo de evangelização. O convite estende-se a todos aqueles que tiverem por vocação a inspiração de ensino fraterno acerca da riqueza que é a Santa Igreja.

O pároco da Santo Antônio Macaé, padre Gleison Lima, destaca a oportunidade. “Receber o Alexandre em Macaé é proporcionar a todos, que têm por vocação a missão de ensinar, uma experiência de crescimento e aprimoramento. Temos a certeza de que através da partilha e da visão ousada que ele concretiza junto com a esposa, poderemos incentivar muitos outros catequistas a expandirem suas ações”, disse.

Este ano, o Kairós adota novamente o ingresso consciente, onde cada participante contribui com o valor de acordo com sua consciência, conhecendo o alto custo para a realização do evento. A novidade é que acima de R$ 20 para cada dia, 50% do valor é revertido em consumação no local, como forma de incentivar e favorecer a participação de todos.