Inscrições para curso de marcenaria estão abertas

1
1414
Podem participar da capacitação 30 estudantes de 14 a 18 anos

A Secretaria Municipal de Educação está com inscrições abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para o curso de marcenaria. Inicialmente 30 estudantes da rede pública municipal, entre 14 e 18 anos, poderão participar da capacitação. Interessados devem ir ao Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) até o dia 17 de agosto.

Os interessados devem correr para garantir a vaga. Trata-se do projeto Engenheirando para o Futuro, com “Oficina de Marcenaria para iniciantes”, que será realizada em parceria do Cetep com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As aulas vão acontecer na oficina do Laboratório de Fabricação e Ensaios Mecânicos da UFRJ, na Cidade Universitária, que fica em frente ao Shopping Plaza Macaé.

Para se inscrever basta que o aluno apresente declaração de autorização do responsável e da escola em que está matriculado, cópias da carteira de identidade e do CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. A inscrição também é gratuita. O Cetep funciona à Rua Alfredo Backer, 363, no centro da cidade.

A oficina começa no dia 21 de agosto e acontecerá durante três meses, até o fim de novembro, sempre às terças e quintas-feiras, a cada 15 dias, no contraturno das aulas escolares dos alunos participantes. No turno da manhã, a oficina será das 9h às 11h e, à tarde, das 14h às 16h.

O professor Marcelo Cardoso disse que alunos e monitores vão usar madeiras descartadas por empresas e obras e também paletes que serão transformados em brinquedos, jardineiras e em outros objetos de acordo com a criatividade dos alunos. O trabalho envolve a responsabilidade social das empresas interessadas em participar do projeto, como a Mário Telhas e a Riviera Tintas, que vão doar materiais para a oficina.

“Os projetos das peças que serão confeccionadas serão desenvolvidos por professores e estudantes da Engenharia Mecânica da UFRJ e vamos trabalhar a criatividade com os alunos da rede municipal. Eles poderão fazer diversas peças com ajuda de software e elementos da Engenharia”, explicou o coordenador.

A secretária de Qualificação Profissional e do Ensino Médio, Leandra Lopes, disse que o objetivo da Educação com a Oficina de Marcenaria é transformar para melhor a vida de alunos da rede com a capacitação, oferecendo um ofício que se mantém atual e necessário no cotidiano das pessoas.

“O resultado prático desse trabalho para a Educação é que vai transformar a vida desses estudantes através do estudo. Eles vão aprender um ofício que poderá ajudar na renda familiar. Além de que, aprenderão na prática a valorizar a questão ambiental com o uso de madeiras recicláveis”, destacou.

1 COMENTÁRIO