Nas imediações do Parque da Cidade a preocupação dos moradores é com o apagão de ruas que dão acesso à Praia Campista. O local já é conhecido pela prática de assaltos que ocorrem também em plena luz do dia. Sem a manutenção da rede de iluminação pública, a situação tende a ficar ainda mais desconfortável para quem frequenta a região. Reparos em vias públicas também são solicitados com urgência, para amenizar os transtornos.

Água

O Complexo da Ajuda ainda segue como a região de Macaé mais afetada pelos problemas de acesso à rede de abastecimento de água. Por mais que a Cedae e a prefeitura tenham realizado obras entre 2015 e 2017, nada mudou na rotina dos moradores que precisam ainda de sistemas clandestinos, ou caminhões-pipa, que tornam a vida dos moradores ainda mais dura. Até os apartamentos do Bosque Azul sofrem com o problema.

Trânsito

No Parque Aeroporto, o problema maior ainda fica por conta do trânsito. Os próprios moradores não respeitam os locais adequados para estacionamento, o que perturba a rotina do bairro. O problema maior é registrado ao redor da Praça Principal, onde o comércio também movimenta bastante a rotina de um dos bairros mais populosos do município. Motos também circulam de forma inadequada, colocando em risco a vida de pedestres.

Calamidade

O decreto de calamidade nas finanças do governo do Estado, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) só complementam a dificuldade administrativa em que se encontra a gestão do Rio. Enquanto se prepara para assumir o mandato, o governador eleito Wilson Witzel (PSC) viajou para Israel, com objetivo de avaliar projetos para segurança pública.

Ponte

Depois da enchente ocasionada pelas chuvas que atingiram a cidade no início do mês passado, que colocou em risco a estrutura da ponte velha do Rio Macaé, pescadores voltam a solicitar à prefeitura a remoção de um dos vãos da velha estrutura para facilitar o deslocamento de barcos que atendem a pesca artesanal. A demanda é defendida pelo vereador Alan Mansur (PRB) no plenário da Câmara.

Porto

Há a expectativa de que o processo de licenciamento do Terminal Portuário de Macaé (Tepor) passe por um novo estágio em janeiro do próximo ano. Com isso, a consolidação do projeto também abre uma nova perspectiva de investimentos e de desenvolvimento, especialmente sobre a demanda de processamento de gás natural. Por conta disso, Macaé também pode abrir uma nova perspectiva para o setor industrial.

Instabilidade

A situação política de Niterói é o espelho da instabilidade política que paira sobre todos os municípios do Rio de Janeiro. Preso na segunda-feira (10), o prefeito da cidade Rodrigo Neves já enfrenta dois pedidos de impeachment que correm na Câmara de Vereadores. Na história do “rei posto é rei morto”, não restam dúvidas de que até seus aliados irão abandoná-lo. E a expectativa agora é com uma eleição suplementar.

Festas

Com a chegada da reta final de dezembro, as festas de fim de ano ajudam a movimentar também o setor de serviços da cidade, o que ajuda a garantir uma renda extra para profissionais que seguem fora do trabalho formal. Apesar de mais modestos, os eventos ajudam a empresas a renovarem as esperanças de dias melhores, diante das mudanças já sentidas no mercado offshore. Todos acreditam que 2019 será um ano melhor. Se Deus quiser!

Recesso

Ao realizar uma sessão extraordinária nesta quinta-feira (13), para votar as dezenas de emendas e um projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), os 17 parlamentares que compõem o plenário do Legislativo se preparam para iniciar o recesso parlamentar. Com isso, os vereadores só retornam às funções em plenário em fevereiro de 2019. Durante essas férias, a presidência vai definir a eleição para compor as Comissões Internas da Casa.