Finalmente, agosto

0
28

Depois do fiasco da Copa do Mundo, do recesso do Judiciário, das férias escolares, e do recesso parlamentar que não vai acabar para deputados e senadores que estarão em campanha, vamos iniciando o mês de agosto, tão temido por alguns pelo fato de ser este o mês que marcou muitos acontecimentos, principalmente políticos, que mudaram o curso da história e continua sendo temido por alguns supersticiosos.

Depois da prisão de Lula, condenado em segunda instância e se tornando inelegível pela Lei da Ficha Limpa, seu grupo luta com todos os meios possíveis, para reverter a situação, pedindo sua liberdade para que ele seja candidato, embora até as mais humildes pessoas que não vivem pendurados em cargos públicos, têm consciência de que onde existe lei, que é dura, mas é lei, deve existir ordem, situação que alguns tentam reverter, ou seja, lutam para que a lei seja desobedecida, para isso enfrentando e desafiando as instituições mais respeitosas, como o próprio Supremo Tribunal Federal (STF).

Ora, se ele foi condenado e está preso, como torná-lo candidato? Pelo menos o que a população ordeira deste país que paga em dia seus impostos deseja, é que todos os que são ou foram privilegiados pelo poder, também paguem pelos crimes praticados, o que raramente vinha acontecendo neste país. Como os seus bem pagos advogados (quem está pagando a conta?), com prestígio nas instâncias superiores como o STJ e o STF, vêm tentando influir para tirar Lula da cadeia, hipótese quase impossível se a lei e a ordem forem respeitados, existem prazos que vão se esgotando e até o dia 15 de agosto, data em que todos os pré-candidatos deverão estar registrados para concorrer às eleições de outubro, o ex-presidente não deverá ter o nome registrado no Tribunal Superior Eleitoral. E aí, vai começar outra guerra, a guerra da judicialização que servirá apenas para tumultuar o processo eleitoral que já está, até agora, bem tumultuado pelos inconformados.

Hora de Chico?

Enquanto os candidatos a governador e a presidente da República, começam a concluir as convenções com escolha de vice para cada chapa, tudo indicando que o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, agora filiado no Democratas para “fugir” da praga que ronda o MDB junto aos eleitores, deverá ser o mais forte concorrente ao Palácio Guanabara, como atestam as pesquisas, seguido de Romário (Podemos), Índio da Costa e outros menos conhecidos.

Por outro lado, não são poucos os pré-candidatos a deputado federal e a deputado estadual que estão gastando sola de sapato para buscar votos suficientes para chegar ao parlamento. Pelo que indica uma lista viralizando na internet, o município de Macaé com pouco mais de 160 mil eleitores, se tivesse uma liderança política e com olhos voltados para o horizonte, poderia igual a alguns anos, eleger diretamente seus representantes para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa. Mas parece que a mosca azul andou picando muita gente e, com a ajuda do Doutor que não pretende ver seus adversários na lista do sucesso eleitoral, alinha-se até agora, a participação de pelo menos 12 candidatos a deputado federal e mais 16 candidatos a deputado estadual que, pelo andar da carruagem, não devem chegar a lugar nenhum, a não ser que haja algum milagre.

Como o atual deputado estadual Christino Áureo (PP), pretende subir um degrau para ser deputado federal, não tão difícil em razão do seu vasto trabalho como Secretário Estadual de Agricultura, e correndo por tabela para manter o status quo, já que é suplente, Chico Machado que foi candidato a prefeito, mantém firme sua posição buscando apoios em outros redutos, para ser o possível representante macaense na Assembleia Legislativa, se não houver nenhum atropelo, como da vez anterior. Como as convenções estão acontecendo, no próximo domingo vamos listar todos os nomes que estão na roda que começa a girar.

________

Com data de 14 de maio, foi publicado no dia 26 de julho, o extrato de contrato entre a prefeitura de Macaé e a Engelumen Energia e Iluminação Pública, no valor de mais de R$ 4 milhões. Na boca da eleição, tem gente insinuando que esta grana tem como endereço o pleito eleitoral que se avizinha. Os nomes dos responsáveis, por sinal, são bem conhecidos e sabem como fazer a conta.

________

Enquanto isso, não são poucos os logradouros públicos que continuam em completa escuridão, contribuindo para o aumento da criminalidade. Um dos exemplos é a Linha Azul, cujo canteiro central, além de descuidado, vira um breu prejudicando a visibilidade dos motoristas por falta de sinalização horizontal. Quem paga a conta de iluminação pública? O contribuinte que consome energia e é garfado todo mês.

_______

O governador do Estado do Espirito Santo, Paulo Hartung, voltou a mirar sua metralhadora giratória para o aeroporto de Macaé. Através da Procuradoria Geral do Estado, ele anuncia que pretende entrar com ação no Tribunal de Contas da União, contestando a inclusão de Macaé no pacote de concessão. Sabedor da história, o deputado Christino Áureo já cuida de atuar e contestar os argumentos capixabas.

_______

Até domingo.

Powered by Rock Convert

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here