Atualmente, 2.317.192 eleitores fluminenses já fizeram o cadastramento biométrico

Quem tiver as digitais validadas no dia da eleição não precisará fazer a biometria na Justiça Eleitoral posteriormente

Cerca de 4,6 milhões de eleitores fluminenses que constam no banco de dados de identificação civil do Detran-RJ poderão ser identificados pelas digitais ao votar nas Eleições Gerais, em outubro. Um convênio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possibilitou a utilização do banco de dados do departamento pela Justiça Eleitoral. Os eleitores que forem identificados por meio das digitais no dia das eleições terão os dados biométricos incorporados ao cadastro eleitoral e não precisarão comparecer posteriormente ao cartório para realizar o procedimento.

Para viabilizar o aproveitamento do banco de dados do Detran-RJ, a Justiça Eleitoral realizou o batimento dessas informações (nome, filiação, números de identidade e CPF, entre outros dados biográficos) para verificar a compatibilidade, ou seja, se todas a informações estavam idênticas no cadastro eleitoral. “Se no cadastro de uma eleitora no Detran-RJ consta o nome de casada e no da Justiça Eleitoral o de solteira, por exemplo, os dados biométricos dessa pessoa não podem ser aproveitados para fins eleitorais”, explica o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), André Sant’Anna.

Com o aproveitamento do banco de dados do Detran-RJ nas Eleições 2018, o número de eleitores com registro biométrico no estado do Rio poderá aumentar em até 200%, alcançando 54% do eleitorado. Atualmente, 2.317.192 eleitores fluminenses já fizeram o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, o que corresponde a 18,68% do eleitorado. A meta do Tribunal Superior Eleitoral é concluir, até 2022, o cadastro das digitais de todos os eleitores brasileiros.