Tão frio quanto o primeiro turno, a campanha que definirá a futura composição dos governos estadual e federal, segue com o resultado bastante definido. O que implica ao eleitor da cidade apenas a obrigação de comparecer às urnas no próximo domingo (28). Com o crescimento da ideologia extremista, o jeito é aguardar as cenas dos próximos capítulos. O ódio, seja a favor ou contra, nunca será uma questão positiva.

Campanha

Falando em eleição, com resultado das urnas positivo para Welberth Rezende (PPS) e Felício Laterça (PSL), começam as movimentações dentro do governo para saber quem tem a chance de disputar a sucessão do governo da mudança. Parece que o secretário do Ambiente, Gerson Martins, entrou na briga e quer assumir a liderança. Como é cedo para isso, quem se antecipa pode queimar a largada. Isso fica complicado!

Fechamento

Depois de uma semana de funcionamento das novas regras de acesso ao subsídio da passagem a R$ 1, a prefeitura fecha neste sábado (20), o Terminal Central para reforma. A obra deve durar um ano, o que exigirá a nova logística de integração dos coletivos que acontecerá às margens da Praça Veríssimo de Melo. É bom o usuário estar atento às mudanças, para não perder o rumo e começar a semana de trabalho sem transtornos.

Vistoria

A situação permanece bastante complicada para os motoristas que desejam resolver as pendências de documentos referentes a veículos. Apesar de ter ampliado e agilizado os atendimentos na Aroeira, o Detran ainda não suporta a demanda de carros e motos que precisam passar por vistorias. Como o agendamento é feito pela internet, o prazo para o serviço é extenso. Quem pode, paga a um despachante para resolver o problema sem se preocupar.

Litoral

O final de semana promete praias cheias e muita diversão no litoral da cidade. Assim como no feriadão da semana passada, as águas claras das praias locais são verdadeiros atrativos, para quem vive aqui. Sem uma política real de incentivo ao turismo, Macaé fica de fora do movimento pré-verão, que aquece as economias de Rio das Ostras, Cabo Frio e Búzios. Resta saber quando esse viés se transformará em interesse coletivo.

Cratera

Na descida da Ponte Ivan Mundim, no sentido Centro-Aeroporto, há uma gigantesca cratera aberta por conta de intervenção na rede de abastecimento de água. Isso ocorre com frequência e prejudica o trânsito em um dos pontos mais movimentados do município. Quem passa de moto no local precisa ter bastante atenção. Enquanto a Cedae não resolve o problema, a prefeitura não pode realizar o recapeamento do asfalto.

Ocupação

De acordo com o departamento de vendas da Reed Exhibitions Alcântara Machado, 70% da área de expositores da Brasil Offshore de 2019 já foi vendido. Com uma edição histórica, a feira do próximo ano focará nas definições sobre as regras de revitalização dos campos maduros, principal vertente que sustentará a retomada da indústria de óleo e gás local. Prova disso são as oportunidades que já estão sendo desenhadas pela Petrobras.

Telefonia

O sistema de telefonia em Macaé ainda é precário, sem condições de atender com qualidade a demanda do município. Isso se reflete nas filas de reclamações atendidas pelo Procon da cidade, que geram denúncias judiciais e até multas, ignoradas pelas operadoras. Quem se sentir lesado com isso deve sim procurar os seus direitos. Os problemas maiores são as cobranças abusivas por uso extremo de pacotes de dados de internet.

Empregos

Quem não se preparar para o próximo ano, ficará de fora dos milhares de empregos que são projetados pela Associação Brasileira de Empresas de Serviços do Petróleo (Abespetro) para Macaé e região. As ofertas acompanham o volume de investimentos que serão aportados pelas grandes operadoras do petróleo, algo positivo e que vai mudar a cara triste da cidade. Pelo menos é o que se espera depois de quatro anos de crise.