Já começaram as movimentações políticas focadas no próximo pleito municipal. Com a consolidação do resultado das urnas no domingo (7), alianças e aproximações entre lideranças de diferentes partidos começam a ser estudadas. Por conta disso, não se surpreenda que ocorra troca-troca de legendas, especialmente no PSL que ainda precisa fundar seu diretório municipal na cidade. A onda bolsonariana chegou com bastante força.

Em campanha

Eleito no domingo (7), o futuro deputado estadual, e vereador, Welberth Rezende (PPS) confidenciou à redação que permanecerá à frente do seu segundo mandato como parlamentar municipal até o dia da posse como membro da Alerj. Nos próximos dias, ele estará focado em visitar eleitores, para agradecer o resultado das urnas, bem como lembrar a importância da vitória de Eduardo Paes (DEM) e Comte Bittencourt (PPS) para o governo do Estado.

Vitória

Dentro da Câmara de Vereadores o clima é de celebração dentro do “grupo dos cinco”: Dr. Eduardo (PPS), Cesinha (PROS), Márcio Bittencourt (MDB) e Alan Mansur (PRB), que apoiaram a candidatura de Welberth Rezende (PPS) à Alerj. Na sessão de ontem, a avaliação do pleito na cidade foi a tônica do discurso dos demais candidatos: Marcel Silvano (PT), Julinho do Aeroporto (MDB) e Val Barbeiro (PHS).

Voto

Agora, resta saber quando o parlamento municipal vai colocar em discussão o projeto de lei do Executivo que propõe a criação do Bolsa Estudante. Travada na Casa por conta do processo eleitoral, a matéria requer atenção do Legislativo, para que seja aprovada antes de dezembro, permitindo assim que 100 estudantes, do 6º ao 9º ano, da rede pública possam ser contemplados com bolsas mensais de R$ 600.

Juiz

O desempenho do candidato ao governo do Estado, o ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC), também ganhou destaque nas discussões políticas em Macaé. Até na cidade onde o prefeito/médico apoiou Eduardo Paes (DEM), Witzel foi muito bem votado. Isso representa a descrença da sociedade sobre a perpetuação de projetos políticos ainda arraigados na corrupção. No segundo turno, não restam dúvidas de que a vitória do juiz já está certa.

Escola

A situação de abandono do Colégio Estadual Luiz Reid surpreendeu e assustou quem votou nas eleições deste domingo (7). A precariedade das instalações é fruto do descaso do governo do Estado, cuja desculpa ainda se mantém sobre a crise. A situação é cada vez pior e será um grande desafio para o próximo governador. Por enquanto, não há previsão de melhorias, o que é bastante lastimável para uma das mais tradicionais instituições de ensino.

Reforma

Assim como no Morro de Sant’Anna, a prefeitura poderia agilizar o processo de reforma do asfalto em bairros como o Parque Aeroporto, Riviera, Visconde e Novo Cavaleiros. Os problemas ferem especialmente o deslocamento de veículos que atendem a setores da base da economia da cidade. No eixo Sul da cidade o problema principal está na rota dos caminhões que atuam na logística offshore. Quem solicita são os moradores!

Segurança

Na reta final, a intervenção federal na segurança pública ainda não promoveu nenhum tipo de assistência à população macaense. Os altos índices de crimes como assaltos, tráfico e homicídios se mantêm, diante da falta de estrutura da Polícia Militar. Até a Polícia Técnica, responsável por abrir investigação sobre esses casos, não possui o suporte necessário para dar respostas à sociedade. Infelizmente, o problema não tem prazo para acabar.

Transportes

Até o final deste mês, deve começar a obra de reforma do Terminal Central. E com isso, a prefeitura colocará em prática as mudanças necessárias para manter a integralidade das linhas, algo bastante complexo para o trânsito da cidade. As praças Veríssimo de Melo e Washington Luiz serão as novas bases dos coletivos que interligarão comunidades, bairros e distritos serranos. A previsão é que isso ocorra da forma mais tranquila possível.