Macaé possui poder de eleger três deputados estaduais e três federais nestas eleições

Com segundo maior colégio eleitoral do Norte do Estado, Capital do Petróleo possui força para redefinir composição da Alerj e do Congresso Nacional

Em um dos pleitos mais controversos e disputados da história da democracia recente brasileira, mais de 160,5 mil eleitores de Macaé irão às urnas neste domingo (7), com a força de redefinir as cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Congresso Nacional.

Seguindo uma tendência nacional, o posicionamento do eleitor da cidade ouvido nas urnas segue o indicativo das recentes pesquisas que apontam o quadro de intenção de votos para a presidência da República. Neste cenário, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), polarizam a briga seguidos por Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (REDE), Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB).

Mas, é na batalha pelas cadeiras do poder Legislativo, no Estado e em Brasília, que a força do eleitorado da cidade deverá ser percebida. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), exatos 160.555 pessoas estão aptos a comparecer às urnas, nas 475 seções eleitorais espalhadas pela cidade.

Veja a lista dos locais da 109ª Zona Eleitoral

Veja a lista dos locais da 254ª Zona Eleitoral 

Esse volume de eleitores está dividido entre as seções administradas pelos dois Cartórios Eleitorais da cidade. No que representa a 109ª Zona Eleitoral, 86.376 eleitores estão cadastrados divididos em 262 seções eleitorais. Ao todo foram cancelados 6.621 títulos e outros 302 suspensos. Já na 254ª Zona Eleitoral, estão inscritos 74.179 eleitores divididos em 213 seções eleitorais. Ao todo foram cancelados 5.964 títulos e outros 344 suspensos.

Ao apresentar o segundo maior colégio eleitoral do Norte Fluminense, perdendo apenas para Campos dos Goytacazes com mais de 300 mil, Macaé possui poder de garantir a participação de, ao menos, três candidatos locais na futura composição da Assembleia Legislativa do Estado, assim como outros três integrantes da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Além disso, Macaé possui um peso significativo para a escolha do futuro governador.

Vale lembrar que, para votar, é preciso saber o local da seção eleitoral, além de apresentar o Título de Eleitor ou um documento com foto. A votação ocorre entre 8h e 17h. O resultado das urnas deverá ser divulgado até às 20h.