Vereador Marcel Silvano fez duras críticas à gestão da Saúde

Marcel Silvano e Márcio Bittencourt protagonizam um dos principais embates na Câmara Municipal 

O debate sobre um requerimento que solicita ao governo informações sobre o retorno de atendimentos de atenção básica no Parque Aeroporto provocou um embate político entre dois importantes integrantes da oposição e da bancada de governo, na sessão ordinária de ontem da Câmara Municipal.

Marcel Silvano (PT) e Márcio Bittencourt (MDB) voltaram a trocar farpas em plenário, revivendo assim atritos políticos que já se tornaram tradição entre os dois parlamentares. Ao rebater questionamentos feitos pelo ex-líder da bancada de governo, Marcel Silvano afirmou que Márcio se tornou o porta-voz do governo na solução para críticas e denúncias relativas à Saúde da cidade.

Marcel fez alusão ao episódio que envolveu o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), na garantia de atendimentos prioritários a pastores evangélicos, através de uma assessora. “Crivela tem a Márcia, Aluízio tem o Márcio. Eu faço política da forma que eu acredito e não exploro o governo em benefício próprio. Tudo que se discute aqui, o senhor resolve? Não utilizo das mesmas estratégias que o senhor, de utilizar denuncismo em blog para atacar as pessoas”, disse Marcel Silvano.

Vereador Márcio Bittencourt se defendeu dizendo ter olhar crítico

Márcio se defendeu afirmando que possui um olhar crítico sobre os problemas encarados pela rede pública de Saúde do município. “O senhor esteve com o secretário, e não tratou isso com ele? Eu não estive com o secretário. Eu estou vendo os mesmos problemas que o senhor e também busco soluções. Em momento nenhum eu quero atacar ninguém, nem aqui e nem em blog. Tenho a minha independência, mas não acredito que a atual gestão da Saúde está boa. A Márcia não tem cargo eletivo, não passou por uma eleição e não tem opinião própria”, disse Márcio.

Welberth Rezende (PPS) tentou amenizar o embate, levando a discussão sobre a importância de restruturação do atendimento de atenção básica no Aeroporto.

“Nós temos na cidade uma rede de atenção básica que faz um filtro importante. O HPM não foi feito para prestar o serviço que o PSF faz. O destacamento que funcionava dentro do Pronto Socorro do Parque Aeroporto tratava da prevenção e esse trabalho realmente precisa ser destacado”, apontou Welberth.

Presidente da Câmara, Dr. Eduardo (PPS) fez uma análise direta sobre a gestão do atual secrerário de Saúde, Gustavo Gusmão.

“Para mim, colocaram esse rapaz em um frigideira em fogo brando. Se ele não consegue definir as ações técnicas da Saúde, era melhor nomeá-lo como procurador e deixava ele apurar as coisas que ele está apurando, mantendo a ex-secretária no trabalho. É difícil de compreender o que acontece lá hoje”, avaliou Eduardo.

O requerimento, que tinha como foco retornar o atendimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Parque Aeroporto, foi aprovado por unanimidade.