Na edição de ontem, número 9655, de 04/10/2018, no título onde se lê: “Quadrilha rende funcionários e levam dinheiro de cofre do supermercado”, foi grafado com erro: O Correto é: “Quadrilha rende funcionários e leva dinheiro de cofre do supermercado”. Também informa a página 3, quando na verdade, foi inserida na página 5, onde o mesmo erro do titulo não foi corrigido a tempo. A falta de energia por longo período pode ter provocado a falha. Mas imperdoável para a redação.

Porto

Há uma grande expectativa em torno da data de realização da audiência pública que marcará uma parte importante do licenciamento prévio das obras do Tepor. A previsão é que o debate junto a sociedade seja agendado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para ainda este mês. Na sequência, o órgão definirá as adequações necessárias para que o novo porto receba a licença de instalação, permitindo a execução do projeto já no primeiro semestre do próximo ano.

Aeroporto

Encontro realizado na tarde de quarta-feira (3) na sede da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), com representantes da empresa Zurick, reforçou o potencial do Aeroporto de Macaé para investimentos internacionais, a partir da concessão que deve ser realizada até 20 de dezembro deste ano. A garantia de que haverá retorno dos voos comerciais mobiliza o setor empresarial local, já que a previsão para o mercado offshore é bastante positiva.

Ataques

Na reta final da campanha política em Macaé, o poderio econômico de alguns candidatos acaba se transformando em alvo para os adversários. Com as mudanças impostas pela mini-reforma eleitoral, os projetos são financiados, ou por bolso próprio, ou por doações de pessoas físicas. E isso tem dificultado para muita gente comprovar as despesas da caminhada rumo aos parlamentos estadual e federal. Na era da Fake News, todo cuidado é pouco.

Cobrança

Mas é grave a denúncia feita por candidatos de que há cobrança de taxa do tráfico para fazer campanha em comunidades locais. De acordo com as informações que circulam na cidade, apenas três nomes possuem acesso livre nessas áreas, que há anos são currais eleitorais de vereadores antigos. Como não há documentação concreta que comprove a prática, fica complicado para a Justiça Eleitoral fiscalizar esses acordos.

Reparos

A Avenida Fábio Franco precisa urgentemente de reforma na pavimentação. Crateras e deformações em bueiros prejudicam o trânsito e colocam a segurança dos condutores em risco. Para fugir dessas armadilhas, os motoristas chegam a cruzar a contramão, gerando assim ainda mais insegurança. A prefeitura poderia agilizar as obras de reparos, antes de finalizar a licitação que vai contratar especialista para aplicar asfalto em diversas vias da cidade.

Locutores

Assunto abordado nesta semana na Câmara, a atuação de locutores no comércio precisa sim ser regulamentada, para não causar incômodo. O trabalho já é reconhecido no Código Tributário, que inclusive prevê taxa para a realização deste tipo de serviço. A questão está no volume das caixas de som, e no tipo de abordagem junto aos clientes. Uma regulamentação deve ser apresentada no Legislativo, para atender as novas exigências.

Insegurança I

A insegurança pública ainda prejudica e muito a rotina da cidade, chegando até a manchar a imagem do principal point turístico do município. Com um assassinato e uma vítima de bala perdida, registrados na orla do Cavaleiros, a população volta a se perguntar se existe algum local da cidade que ainda é tranquilo. A Polícia Militar afirmou que o fato é isolado, mas que mantém operações de segurança por toda a cidade.

 

 

Em Imbetiba, assaltos a mão armada, em plena luz do dia, também mudam a rotina do bairro. A insegurança força os moradores a deixar de realizar atividades corriqueiras, como caminhar pela orla da praia. Mesmo com a presença da PM e da Guarda, os bandidos não se intimidam em abordar pedestres, especialmente mulheres e idosos. A reativação do sistema de monitoramento de câmaras ajudaria a amenizar o problema.