Objetivo é buscar o compartilhamento do conhecimento e da informação para qualificar o setor

Potencialidades turísticas do município serão destaques durante o evento

Macaé irá sediar Congresso Estadual Empresarial de Turismo nesta quinta (29) e sexta-feira (30), encontro promovido pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ). O objetivo é buscar o compartilhamento do conhecimento e da informação para qualificar o setor. O evento, que acontece no Royal Palace Hotel, terá a participação de representantes de hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos turísticos, artesãos, transporte, entre outros. É necessário fazer inscrição gratuita pelo site www.fcvbrj.org.br. As vagas são limitadas.

A programação contará com painéis desenvolvidos por nomes do setor de turismo nacional e internacional. A ideia é desenvolver habilidades em captação de recursos, fortalecimento de ações de promoção, destinos turísticos inteligentes, novas tecnologias a serviço do turismo e dos destinos, projetos para aumento de visitação turística, entre outros. Na oportunidade, os atores públicos e privados irão conhecer como o turismo vem se desenvolvendo na geração de emprego e renda na cadeia produtiva.

O secretário adjunto de Turismo da Prefeitura de Macaé e presidente do Fórum Estadual de Secretários de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fest Rio), Leonardo Anderson, coordenará o “Workshop de alinhamento de ações e projetos – poder público”, que acontecerá às 10h, no segundo dia do encontro.

O presidente da FC&VB-RJ, Marco Navega, destaca que o evento é estratégico e visa a troca de experiências entre o setor público e o privado, além de permitir o conhecimento de novas propostas para alavancagem do setor de turismo, em especial o interior do estado.

“O congresso será realizado pela primeira vez no estado e Macaé se candidatou para receber o evento. O turismo está no caminho do desenvolvimento e, por isso, precisamos estar atualizados e preparados para o desenvolvimento de novos projetos. Além disso, será uma oportunidade de realizar uma integração de ideias e parcerias ao reunirmos as iniciativas privada e pública”, pontua Navega.

No primeiro dia do evento, às 18h, o ex-ministro do turismo e ex-presidente nacional do Sebrae, Luiz Barreto, fará uma palestra magna, na qual pretende abordar assuntos de grande importância para a organização dos destinos turísticos e apresentar as tendências e inovações mundiais que o setor vive. No segundo dia, 30, sexta-feira, o evento apresentará um formato inovador, separando os participantes por área de interesse, em dois workshops, que falarão sobre o alinhamento de ações e propostas para o turismo.

Guilherme Braga de Abreu, presidente do Macaé Convention Bureau, destaca que turismo não se faz sozinho. “É preciso todos se envolverem, o turismo abrange muitos setores diferentes, além do próprio morador, e o momento de nos unir é agora para fazer essa indústria se mexer”, disse.

O congresso tem apoio e parceria de entidades do trade turístico do estado e nacional como Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Sebrae e Brasil C&VB.