Confira aqui como realizar a graduação e manter as finanças em ordem

Ao iniciar a busca ao tão sonhado diploma, muitos futuros graduandos se encontram no mesmo impasse: custos altos com a faculdade. E se optarem por um dos cursos mais procurados, como por exemplo, Direito e Medicina, com parcelas mensais muito elevadas, podem influenciar a muitos estudantes a desistirem do ensino superior. Mas, há uma solução. Hoje já é possível contar com ajuda de programas, sejam eles governamentais ou de iniciativa privada, que buscam ajudar muitos ingressantes a conseguirem pagar as mensalidades, ou até mesmo oferecer descontos ou bolsas de estudo. Confira abaixo as alternativas para pagar a faculdade sem ter dinheiro:

 

Estude com bolsas pelo Prouni

O Programa Universidade Para Todos Prouni tem o objetivo principal de facilitar o acesso ao ensino superior. São disponibilizadas bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades particulares.  É uma iniciativa do Governo Federal e a inscrição acontece semestralmente pelo site oficial do Prouni. Para concorrer às bolsas, o estudante precisa participar do Enem e ter obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. E um outro requisito importante é ter estudado o ensino médio em escolas da rede pública e possuir uma renda familiar de até três salários mínimos.

 

Bolsas de estudo Educa Mais Brasil

O programa de inclusão educacional Educa Mais Brasil disponibiliza bolsas de estudo de 70% de desconto na graduação. As oportunidades se estendem também para a pós-graduação e cursos técnicos, além da educação básica e de outras modalidades de ensino. O Educa Mais Brasil é parceiro das melhores faculdades do Brasil e facilita o acesso ao ensino superior, e consequentemente oportunidades nos estudos. As inscrições são realizadas gratuitamente no site do Educa desenvolvido em parceria com o ODEBATEON.

 

Fies 

Fundado pelo Governo Federal,  o  programa de Financiamento Estudantil   Fies   funciona como um crédito educativo, que oferece a oportunidade dos estudantes custearem as mensalidades do curso e pagar o auxílio oferecido apenas ao finalizar a graduação. Um dos requisitos principais para quem deseja participar do Fies, é ter feito também o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Interessados devem ter realizado a prova do Enem e obtido pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.