Presidente da Comissão do Meio Ambiente analisa documentos sobre portos

Documentos referentes a portos dedicados à logística do petróleo estão sendo analisados pelo Legislativo

O licenciamento para novas operações no Porto de Imbetiba, operado pela Petrobras, e os estudos relativos à liberação prévia do projeto do Tepor (Terminal Portuário de Macaé), sob a responsabilidade da EBTE Engenharia, já estão sob análise da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara.

Na sessão de ontem (2), o vereador presidente da Comissão, Maxwell Vaz (SD), explicou que o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) já deu aval para a Petrobras iniciar operações que ampliam, em um novo pier, a capacidade de atracagem do principal porto de operações offshore da região.

“Tenho em posse uma ata de reunião do conselho de licenciamento do INEA que a Petrobras recebe a licença de operação do porto, incluindo mais um pier com possibilidade de aumentar, através de dragagem, o calado do terminal, permitindo a realização de novas atividades que estão ancoradas na dinâmica do petróleo. Por isso, eu agradeço ao deputado André Corrêa, por nos ter auxiliado na garantia de liberação desta documentação”, explicou.

Sobre o Tepor, Maxwell afirmou que os estudos dedicados ao licenciamento prévio do projeto já foram entregues pela EBTE, um passo importante para a realização do empreendimento.

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara recebeu o EIA/RIMA do Tepor. Eu já comecei os estudos e adianto que é um projeto de muita responsabilidade e competência, que vai trazer para a cidade uma possibilidade nova e estruturada, para atender a dinâmica do petróleo. Teremos um novo complexo de logística capaz de trazer para Macaé sustentabilidade e desenvolvimento”, defendeu Maxwell.