Na manhã desta quinta (11), ainda era possível ver alguns pontos isolados de alagamentos na região central

Mau tempo resultou em pontos de alagamento. Previsão é de feriado com chuva na Capital do Petróleo

 

As áreas de instabilidades vindas de São Paulo e Minas Gerais, junto a uma frente fria, espalharam nuvens carregadas por todo o Estado do Rio, inclusive em Macaé, onde tem chovido desde o final da tarde de quarta-feira (10). Mais uma vez o mau tempo resultou em transtornos pela cidade.

Após o temporal na madrugada desta quinta (11), no período da manhã ainda era possível encontrar pontos isolados de alagamento nas regiões central e sul da cidade. Localidades na periferia, como a comunidade Piracema, na Linha Azul, voltaram a sofrer com a lama. “Aqui sempre que chove é esse drama. Ficamos isolados. Agora é rezar para o tempo firmar e a lama secar. Se continuar chovendo vamos ficar debaixo d’água”, diz José Fernando.

Bairros chegaram a registrar alagamentos, mas em boa parte, apesar dos transtornos gerados, a água escoou rapidamente. Por conta das chuvas, o nível em córregos, canais e lagoa tiveram um aumento do nível d’água.

A previsão é de que o tempo permaneça instável nesta sexta-feira (12), com muitas nuvens e chuva, principalmente nos períodos da tarde e da noite. No sábado (13), a frente fria já deverá ter deixado o estado e o sol pode aparecer, elevando as temperaturas, que podem ultrapassar os 30 graus.

Há previsão de ventos, que podem variar de moderado a forte, e o mar pode ficar agitado com ondas de até 2 metros.

Entre domingo (14) e segunda-feira (15), uma nova frente fria deve se aproximar da região, trazendo nuvens carregadas e temporais no final do dia. As temperaturas também voltam a baixar.

Defesa Civil segue monitorando

A Defesa Civil, em nota, informou que das 15h de quarta-feira (10) até esta manhã de quinta-feira (11), choveu 31,6 mm. Ela ressaltou que a cidade apresenta pontos de alagamentos em locais como Novo Horizonte, Campo D´Oeste e Cajueiros. Não houve registro de ocorrências até o encerramento desta edição. Equipes da Defesa Civil estão nas ruas e solicitações podem ser encaminhadas para o 199. Na região serrana, o contato pode ser feito pelo telefone do Destacamento da Defesa Civil em Glicério: 2793-3846.

Cuidados em área de risco

A prevenção é fundamental para evitar tragédias em caso de acidentes. Caso o nível dos rios continue a subir, o risco de que a água invada as casas é grande, colocando em perigo a segurança de várias famílias.

A preservação da mata ciliar é fundamental, pois ela evita alagamentos, uma vez que não permite o avanço das águas do rio. Elas trabalham na contenção de enxurradas, diminuindo a velocidade de infiltração no solo, protegem e rede de drenagem dos reservatórios subterrâneos, reduzem os assoreamentos, entre outros benefícios.

Por conta dessa importância, o Código Florestal diz que as ocupações devem obedecer a uma distância mínima do recurso hídrico. Esse número varia de acordo com a largura do curso d’água em metros.

Além das famílias ribeirinhas, quem mora em locais onde há risco de deslizamentos (encostas) também deve prestar atenção. Alguns sinais podem indicar que o imóvel corre riscos de desabamento. Em casos de rachadura nos pisos ou paredes, estalos ou postes e árvores inclinados, recomenda-se que a pessoa saia da casa imediatamente e acione a Defesa Civil. Em caso de emergência, a população deve ligar para o número: 199.