Na Serra, a chuva continua a castigar regiões de difícil acesso, afetando a rotina dos pequenos e grandes produtores rurais do município. De prontidão, as equipes da secretaria do Interior atuam para desbloquear estradas atingidas pela lama. Essa estratégia vai ser mantida ao longo dos próximos três meses, enquanto ocorrer também as chamadas chuvas de verão. No Centro, a cheia do Rio Macaé assusta.

Reunião

Logo após a sessão ordinária de quarta-feira feira (29), o grupo dos 9 subiu para a Serra para uma reunião que selou o acordo definitivo para a reeleição de Dr. Eduardo (PPS) na presidência do Legislativo. Estavam na fazenda de George Jardim, Maxwell Vaz, Luiz Fernando, Renata Paes, Marvel Maillet, Marcel Silvano e Robson Oliveira. Pelo que parece, o atual presidente do plenário não perderá a disputa que não terá outro candidato.

Aeroporto

Já foi encerrado na Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) os trâmites finais de análise jurídica do edital para a concessão do Aeroporto de Macaé. A previsão é que hoje (29) seja publicado no Diário Oficial da União o termo que permitirá empresas privadas disputarem a gestão da base macaense, estratégica para as operações offshore e com grande potencial para voos comerciais. Três grandes companhias internacionais estão de olho nesta oportunidade que será positiva para a cidade.

Direito

A 15ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manterá o trabalho dedicado à valorização dos profissionais da área do direito, implantado por Dr. Fabiano Paschoal, reeleito presidente da instituição, na semana passada. Com ações focadas em workshops e palestras que ajudam a atualizar informações sobre os processos jurídicos no Brasil, a Ordem conseguiu dar um novo sentido de união à classe.

Transporte

Usuários do transporte público de Macaé ainda reclamam de problemas no acesso ao benefício da passagem a R$ 1. Muitos afirmam ainda não terem conseguido retirar os cartões na Mobilidade Urbana por conta de problemas no cadastro. Além disso, há problemas também nas catracas, o que acaba atrapalhando a rotina do serviço. Iniciado há pouco tempo, o novo sistema ainda precisa de prazo de adaptação. É necessário ter paciência.

Obras

Na Linha Verde, as obras de urbanização do Bairro da Glória seguem em ritmo acelerado. Atualmente, máquinas atuam no manilhamento do Canal do Capote, um importante curso de drenagem das águas das chuvas na região Sul da cidade. Por enquanto, trechos parciais da via estão bloqueados por conta das intervenções que devem seguir ao longo dos próximos meses. É preciso ter atenção na hora de passar pelo local à noite.

Venda

No Calçadão da Avenida Rui Barbosa, o clima é de animação por conta das festas de fim de ano. Com a sinalização de uma melhora na economia, a expectativa é que as vendas melhorem a partir da liberação do 13º salário. Depois da Black Friday, as lojas mantêm as promoções na tentativa de atrair os consumidores nesta reta final para o Natal. E a esperança é que dias melhores sejam registrados no próximo ano.

Entregas

Por conta do Natal, as demandas de serviços de entrega de correspondências tem se tornado maior, expondo ainda mais os problemas dos Correios. E quem compra presentes pela internet opta por pagar um pouco mais caro pelo frete, contratando empresas privadas de logística para ter acesso mais rápido aos produtos. Neste mês a coisa deve piorar. Então, quem deseja comprar deve se apressar.

Segurança

A segurança pública segue como um calcanhar de Aquiles para a gestão do governo do Estado. Nesta fase de transição, o governador eleito Witzel (PSC) ainda não apresentou de forma clara como será a estratégia de combate ao crime organizado, ponto central da sua vitória na urna. Enquanto isso, os municípios do interior ficam à mercê de uma situação bastante complicada, que nem mesmo as forças de segurança são capazes de resolver.