Passado o período das urnas, agora começa a fase de reavaliação de posições políticas que sustentam acordos abalados durante a batalha pelo voto. E a consequência maior destas mudanças é um verdadeiro racha nas relações entre o governo e a Câmara de Vereadores.
Desde o início da campanha, houve uma tensão entre os membros da alta cúpula da gestão municipal, a partir do lançamento de candidaturas que tentavam antecipar a briga pela sucessão da prefeitura em 2020, sustentando assim projetos que seriam empurrados “goela abaixo” por toda a administração “da mudança”.

Marca registrada do perfil de gestão política do grupo que detém o poder sobre a cidade atualmente, a queimação desses desertores resultou no enfraquecimento de nomes importantes do cenário eleitoral local, em especial, o vereador Guto Garcia, que ensaiou a sua saída do MDB, ao tentar migrar para o PSB, consolidando assim uma batalha por votos para chegar à Câmara dos Deputados, algo que não se sustentou nem por um mês.

Na sequência, a divisão da Câmara de Vereadores entre os aliados de Welberth Rezende (PPS), Julinho do Aeroporto (MDB) e do ex-vereador Chico Machado (PSD), representou a desfiguração da unanimidade que se esperava do governo, para garantir uma amplitude política nas esferas estadual e federal, ao promover o apoio institucional de agentes com grandes chances de vitória.

Porém, mais uma vez, prevaleceu a preocupação com o surgimento de novos fabricantes de votos, que colocaram em xeque a hegemonia da grande figura da mudança, que não saiu derrotado das últimas três eleições em que participou.

Agora, com todas as cartas nas mesas, a perpetuação do sistema de pressão sobre a bancada do Legislativo, está em xeque mediante a insatisfação de alguns, e a falsa sensação de poder atribuídas aos que apoiaram a campanha vitoriosa de Welberth.

Assim como ocorreu com outros nomes emblemáticos da política local, quem se opor ao regime da mudança, será ceifado de todas as benesses que só uma prefeitura bilionária é capaz de proporcionar. Com a batata já assando, tem muita gente preocupada com o que virá em breve. É esperar para ver!